Colocation: a solução benéfica para sua empresa!
O Armazenamento de dados é um assunto muito importante para as empresas hoje em dia. Diante dessa realidade, o Colocation se apresenta como uma das soluções mais seguras e eficientes disponíveis no mercado. O seu intuito é sanar as maiores dores das empresas e corresponder às suas reais necessidades, no que diz respeito a armazenar seus servidores ou sites.
Se você busca pelas melhores opções que forneçam grande capacidade de armazenamento com segurança, economia e qualidade, o Colocation pode ser a sua melhor escolha. Mas, para decidir bem, você precisa conhecer as soluções desse serviço.
Pensando nessa realidade, separamos as informações mais relevantes sobre o tema a fim de que você conheça melhor o serviço. No texto abaixo, selecionamos informações e dicas que o ajudarão a compreender o que é o Colocation, como ele funciona, quais as suas vantagens e, acima de tudo, se é o mais indicado para a sua empresa. Por isso, fique atento à leitura e confira o que reservamos para você a seguir.
Saiba o que é colocation
Colocation (ou colocação) significa locação compartilhada em tradução livre. Ou seja, trata-se de um serviço de locação da infraestrutura de Data Center para hospedagem dos servidores de uma empresa ou de site em hardware próprio. Em outras palavras, é a terceirização do serviço de TI e aluguel de infraestrutura. Assim, também é um serviço de hospedagem de site para serviços baseados em Web.
Nesse sentido, o Data Center fornece todo o suporte necessário, a exemplo de fornecimento de energia elétrica, sistema de refrigeração, controle de acesso, espaço no rack, conectividade com a Internet e outros. Além disso, o Colocation fornece o suporte de uma equipe de TI responsável pela manutenção, atualização e análise de riscos.
Agora que você compreendeu melhor o que é o serviço de Colocation, avance na leitura para entender mais sobre o tema. A seguir, explicaremos sobre Data Center.
Entenda o que é um Data Center
Como visto acima, o Colocation é o aluguel da infraestrutura de Data Center, por isso, é preciso entender o que esse termo significa para que a sua compreensão acerca do tema seja completa.
O Data Center é um local físico destinado ao armazenamento de servidores, itens de processamento e dados, tudo isso com uma grande capacidade e possibilidade de crescimento. Esse ambiente é seguro, pois conta com sistemas de resfriamento, acesso restrito e estrutura contra incêndios.
A partir da contextualização feita até aqui, você poderá entender melhor sobre o funcionamento do Colocation. Veja a seguir!
Compreenda como funciona o Colocation
O Colocation funciona como implementador de solução em armazenamento e servidores mediante a utilização de hardware fornecido pelo cliente. Além disso, esse serviço permite que a empresa locatária tenha acesso completo ao servidor a fim de poder fazer as alterações que satisfazem as suas reais necessidades.
Para isso, a cliente terá à sua disposição uma equipe de TI especializada que a ajudará na instalação das aplicações e no funcionamento do servidor. Vale reiterar que a locatária é responsável pelo hardware, ou seja, pelo equipamento de processamento.
Com o funcionamento do Colocation, o armazenamento de dados será otimizado, além de ser possível aumentar a sua capacidade sempre que for preciso. Dessa forma, a cliente não ficará preocupada com a estrutura destinada à guarda dos dados e das informações coletadas, tampouco com a manutenção do ambiente.
Ainda, vale ressaltar que Colocation não é o mesmo que servidor dedicado. No caso deste último, os serviços que envolvem o gerenciamento do hardware, a exemplo da administração, da manutenção e da troca de peças, são de responsabilidade da empresa de hospedagem.
Após essa explicação sobre o funcionamento do Colocation, dispusemos a seguir as vantagens de adotar essa solução na sua empresa. Esteja atento e confira abaixo!
Conheça as vantagens do serviço de Colocation para a sua empresa
Após entender melhor o que é o Colocation e como ele funciona, é hora de conhecer as vantagens de aderir a essa solução no seu negócio. A seguir, listamos alguns dos benefícios mais perceptíveis logo no início da utilização desse serviço. Confira abaixo!
- Maior economia
Um dos principais benefícios do Colocation é a economia de recursos. Para além de evitar gastos exorbitantes com a infraestrutura e os equipamentos, a empresa que adota esse serviço também economiza por não precisar contratar colaboradores especializados e por não ter que dispor de espaços físicos para o armazenamento.
- Segurança
Isso mesmo. O serviço de Colocation é um dos que, efetivamente, proporciona segurança, sendo essa outra vantagem dentre as principais oferecidas. Além da proteção física por meio de estruturas que impedem a perda ou a deterioração dos equipamentos por condições ambientais, ou de temperatura, o Colocation garante a segurança dos dados e informações ali armazenados.
Isso porque a empresa locatária não precisará guardá-los em ambientes como os servidores na Nuvem. Dessa forma, os dados e informações estarão protegidos em sua confidencialidade, com alto nível de segurança.
Há, ainda, o terceiro aspecto dessa vantagem que se dá pelo acesso restrito ao Data Center. Sendo assim, apenas as pessoas autorizadas a prestar o serviço contratado poderão acessar o ambiente físico ou virtual em que as informações e os dados do cliente estão.
- Autonomia e personalização
Apesar de locar o Data Center, a empresa que contrata o serviço continuará com autonomia para utilizar os seus servidores como preferir. Ou seja, as máquinas estarão personalizadas para atender ao modo de funcionamento do negócio.
Dessa forma, o Colocation preserva a autonomia da empresa ao mesmo tempo em que lhe fornece um serviço personalizado. Nesse sentido, a empresa contratante continua sendo a responsável pela aquisição, evolução e manutenção do hardware e do software, assim como a gestão dos serviços hospedados.
- Soluções rápidas
Outra vantagem da contratação desse serviço é o oferecimento de soluções rápidas a problemas que, eventualmente, surjam. Isso se dá, primeiramente, pela disponibilidade de uma equipe de TI especializada para auxiliar a empresa no que se refere à locação do Data Center.
Dessa forma, haverá agilidade na reposição de um hardware danificado, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que isso dependerá do fornecedor e como ele disponibiliza o suporte.
Veja para quais empresas o Colocation é indicado
O serviço de Colocation surgiu no intuito de satisfazer as necessidade de grandes empresas que precisavam de um servidor próprio que oferecesse alto desempenho e segurança, mas que não pretendiam arcar com a infraestrutura e a manutenção de um ambiente para esse fim.
O Colocation ganhou essa função e, hoje em dia, a sua solução pode ser adotada por qualquer empresa, independentemente do porte. Pensando nisso, o negócio que pretende ter o seu próprio servidor a um custo acessível, sem se preocupar com a infraestrutura e manutenção, deve levar a sério a escolha do Colocation.
Conclusão
No texto acima, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que é o serviço de Colocation, como ele funciona, quais as suas vantagens e outras questões ligadas a ele. Além de tudo isso, o ponto mais importante foi conhecer as razões de essa solução poder ser tão relevante para a sua empresa.
Pensando nisso, se você percebeu que o seu negócio precisa de um servidor próprio, sem que isso gere gastos altos ou preocupação com a infraestrutura e a manutenção, pesquise mais sobre o Colocation e veja como ele pode corresponder às suas necessidades.