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5 cuidados que sua empresa deve ter quando realizar um backup

Na era digital os dados estão cada vez mais em evidência. Por isso, é importante encontrar maneiras de deixá-los bem protegidos, de forma a passar mais confiança e credibilidade para o seu cliente, como também para evitar possíveis roubos de informação.

Dessa forma, é imprescindível realizar o backup das informações constantemente. Além disso, também é preciso se atentar para a forma como a operação é realizada, tomando todos os cuidados e precauções possíveis na hora de realizar o backup.

Só quem já perdeu arquivos e informações importantes salvos no computador sabe da importância de realizar um backup. Máquinas podem falhar e uma dessas falhas pode causar a perda de dados importantes da sua organização. Assim, para evitar ocasionais perdas de arquivos, é necessário manter uma ou mais cópias dos dados em outros ambientes, além de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados.

Mas você sabe a real importância de fazer um backup da maneira correta? Por isso, trouxemos nesta publicação 5 cuidados que sua empresa deve ter quando realizar um backup, de forma a proteger os dados, a empresa, o consumidor e todos os envolvidos. Confira abaixo! 

O que é o backup?

O termo inglês backup pode ser compreendido como uma cópia de segurança. Essa denominação é muito utilizada por pessoas e empresas que armazenam arquivos, documentos, imagens e vídeos no computador ou na nuvem. 

O principal objetivo do backup é resguardar os dados e arquivos de uma possível falha ou dano, seja por problemas nos equipamentos ou por mau funcionamento dos sistemas. A prática é fundamental para proteger os dados de um apagamento acidental, de roubo de  arquivos ou de crimes cibernéticos, por exemplo. Dessa maneira, possuir uma cópia de segurança possibilita a restauração dos dados perdidos.

Logo, o backup pode ser feito no computador, no celular e no tablet, mas o ideal seria armazenar cópias em dispositivos externos diferentes para garantir que as informações não sejam perdidas por danos maiores. Outra opção também é fazer o backup na nuvem, de forma a permitir o acesso aos arquivos em qualquer hora ou lugar.

Quais são os tipos de backup?

Os armazenamentos de dados podem ser feitos de diversas formas e em diferentes lugares, dentre eles podemos citar os dispositivos físicos ou remotos. Dessa forma, o backup pode ser:

Uma das maneiras mais simples e rápidas de fazer um backup é através da mídia física. Podemos citar nesse caso exemplos como os CD’s, DVDs, discos rígidos externos (HDs) e pen drives. 

Ao resguardar os dados e arquivos por mídia física, é importante armazená-los em um lugar seguro, de forma a evitar que pessoas não autorizadas acessem os arquivos, além de tentar evitar possíveis danos físicos ao equipamento. 

Outra maneira de resguardar os dados é fazer uma cópia de segurança na nuvem. Com ela, é possível armazenar seus dados em um servidor remoto que pode ser acessado pela Internet. 

Como exemplo, estão os serviços de nuvem domésticos e gratuitos como Google Drive, Dropbox e OneDrive, assim como outras soluções mais completas e pagas. Um dos principais benefícios do backup em nuvem é poder acessar os dados em qualquer lugar, além de compartilhar os arquivos com outras pessoas por meio de um link.

Existem também maneiras práticas de armazenar os dados para evitar riscos das formas mais preventivas possíveis. Dessa forma, de acordo com o procedimento feito, os backups podem ser classificados em:

Como o próprio nome já diz, nesse tipo de backup a empresa faz uma cópia completa dos dados. Logo, a cada nova mudança, ou a partir de um tempo pré definido pela empresa, todos os arquivos são copiados novamente. O backup completo é mais demorado e precisa de um grande espaço de armazenamento.

Já no backup diferencial, é feita uma cópia de segurança somente nos arquivos novos e naqueles que sofreram alguma modificação. Ele é mais rápido que o backup completo, uma vez que não realiza cópias de todos os documentos disponíveis e, consequentemente, também ocupa menos espaço.

O backup incremental realiza apenas a cópia das modificações que foram feitas após um intervalo de tempo determinado. Nesse tipo de backup, é executada uma cópia completa de todos os arquivos, o sistema verifica o que foi alterado e cópia apenas os arquivos mais recentes. Esse tipo de armazenamento é mais rápido do que os demais e exige menos espaço de armazenamento, mas é mais vulnerável.

5 cuidados que sua empresa deve ter quando realizar um backup

Ter segurança dos dados é algo fundamental para toda organização que se preze. Por isso, elencamos algumas dicas para te orientar na hora de fazer o backup de dados da sua empresa da melhor maneira possível, de forma segura e evitando possíveis perdas desnecessárias.

  1. Priorize os dados mais relevantes

Uma boa dica na hora de realizar o backup da sua empresa é priorizar a recuperação, de forma a selecionar os documentos ou arquivos por ordem de uso, ou criticidade. Dessa maneira, serão recuperados primeiro os serviços mais críticos e aqueles de menor importância ficarão para depois.

  1. Utilize um servidor diferente

Outra dica importante para não ser pego desprevenido, é utilizar um sistema diferente na hora da recuperação dos arquivos ou localizado em uma rede diferente da empresa. Assim, é possível fazer migrações com mais facilidade e diminuir o risco de perda de dados.

  1. Diminua o tamanho do backup

Eliminar arquivos duplicados é uma boa forma de reduzir o tamanho do backup. Logo, é preciso ficar atento para não fazer cópias de backups que já foram feitos antes e que não foram modificados. Assim, é interessante ficar alerta para ações repetitivas que podem tomar espaço de armazenamento desnecessário.

  1. Faça o controle periódico

Fazer o controle periódico dos arquivos é outra dica que pode ser utilizada para ter certeza de que os backups estão ocorrendo. Logo, uma boa alternativa é contar com uma solução que emite relatórios para a equipe responsável pelo serviço de armazenamento. Assim, a empresa não corre o risco de ficar desamparada se algo der errado.

  1. Utilize criptografia

Dados enviados e recebidos pela internet podem ser interceptados por pessoas mal-intencionadas. Mas uma medida que pode ser adotada para evitar ataques cibernéticos é utilizar a criptografia dos dados, o que garante que apenas o remetente e o destinatário possam interpretar a informação compartilhada. Assim, na restauração do backup os dados estarão seguros, pois a criptografia foi realizada anteriormente.

Qual a importância de realizar um backup na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o backup, como ele funciona e seus tipos, deve ter entendido que nossos dados, arquivos, documentos são armazenados digitalmente, mas mesmo assim, nem sempre tomamos os devidos cuidados para manter esses dados seguros.

Dessa forma, a maioria dos computadores que utilizamos possuem informações importantes armazenadas, e que não devem ser perdidas. No caso das empresas isso se torna ainda mais sério, pois os dados armazenados não dizem respeito apenas a elas, mas também aos consumidores e parceiros.

Sendo assim, é preciso proteger todas as informações de possíveis perdas, falhas do sistema, erro humano ou ataques cibernéticos. Uma vez que os dados são armazenados em dispositivos que estão sujeitos a falhas. Por isso, fazer regularmente o backup dos arquivos é essencial para o meio corporativo, de forma a manter os dados protegidos.

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