Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a Governança de TI é cada vez mais importante. Isso porque as empresas, independentemente do porte, tendem a armazenar os seus dados em sistemas de informação. Assim, o investimento em TI e em ferramentas de tecnologia é fundamental para o melhor desempenho de qualquer negócio.
É nesse sentido que a implementação da Governança de TI é tão relevante. Afinal, ela aprimora tomadas de decisões, maximiza recursos e promove melhores resultados. Pensando nisso, deixamos a seguir as informações que você precisa conhecer para implementar a Governança de TI em sua empresa.
Mas afinal, o que é a governança de TI?
A Governança de TI surge como um segmento da Governança Corporativa. Assim, ela é um mecanismo de controle de riscos e informações. A partir disso, é estipulado um conjunto de políticas, táticas e métodos a fim de adequar o plano estratégico ao negócio. Ou seja, ela direciona e monitora os processos de TI a fim de garantir o alcance dos objetivos da empresa.
Isso mostra que se trata não apenas de uma área de suporte, mas, sim, de uma atividade essencial para o planejamento estratégico das empresas. O fato é que negócios bem-sucedidos consideram a importância e os benefícios da Tecnologia da Informação e, assim, a utilizam para gerar valor agregado aos seus processos.
De forma simplificada, a Governança de TI promove o gerenciamento dos recursos de TI (como pessoas, infraestrutura, informações etc) de forma responsável e efetiva a fim de conhecer as necessidades reais do negócio.
Qual é o papel da Governança de TI?
A Governança de TI tem a tarefa de inserir na organização as melhores práticas para garantir que a TI auxilie no alcance concreto dos objetivos do negócio, que as informações da empresa sejam utilizadas da melhor forma e que uma vantagem competitiva seja gerada.
Na prática, isso pode ser visto por meio do conjunto de diretrizes, responsabilidades, políticas e métodos compartilhados e implantados nas empresas por seus diretores, gestores, técnicos e usuários de TI. Esse trabalho sempre respeitará a cultura do negócio por ser orientado pelas diretrizes estabelecidas pela Governança Corporativa.
A finalidade desse trabalho é controlar assertivamente os processos, maximizar os recursos disponíveis, embasar a tomada de decisões e promover a segurança da informação. Além disso, os profissionais serão capacitados por meio das políticas de Governança de TI a atuarem de modo estratégico na resposta às demandas dos clientes e dos parceiros comerciais.
E para que serve uma governança de TI?
Não acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado é um grave problema para toda empresa, assim como não corresponder à expectativa do cliente. É nesse sentido que a Governança de TI se consolida como um diferencial competitivo, já que promove novos e melhores resultados, aumentando, inclusive, o alcance do negócio.
Os benefícios da Governança de TI estão atrelados às suas principais áreas de foco:
- Alinhamento estratégico;
- Entrega de valor;
- Gerenciamento de riscos;
- Gerenciamento de recursos; e
- Mensuração de desempenho.
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Qual a diferença entre Gerenciamento de TI e Governança de TI?
É importante diferenciar cada uma dessas abordagens para que não haja confusão e sejam exploradas da forma produtiva.
O Gerenciamento de TI se difere da Governança por ser a responsável pelo desempenho dos serviços, pela adequação tecnológica da empresa com o mercado, por acompanhar e aprimorar a experiência dos usuários e clientes e por gerir a equipe de TI. Ou seja, a Governança é o cérebro e o gerenciamento é as mãos.
Como implantar a Governança de TI?
Planejamento é a palavra quando se trata de implantação de Governança de TI. Isso porque esse processo é complexo e demanda tempo. Assim, será necessário estipular ações de curto, médio e longo prazo a serem executadas a fim de construir a Governança de forma assertiva e segura.
O início da atuação deve se dar no gerenciamento de processos, riscos e serviços e no plano estratégico de TI, que é a programação da empresa para o uso de seus recursos de forma a alcançar e suportar objetivos, desafios e metas. Dessa forma, os processos deverão ser padronizados, os riscos deverão ser previstos para que se adotem estratégias de mitigação e os serviços deverão ser definidos de forma clara para os colaboradores e clientes.
Além disso, é importante mensurar quais têm sido os resultados da TI até o momento e definir as novas metas. Para isso, é essencial ter indicadores-chave de performance (ou KPIs), os quais demonstrarão os resultados de forma objetiva e de fácil compreensão.
Existem metodologias e processos que auxiliam a execução da Governança de TI, a exemplo de Planejamento Estratégico, COBIT, ITIL e BSC. Ainda, uma escolha inteligente para a implementação da Governança de TI é a escolha de frameworks. A seguir, veja de forma detalhada os benefícios dessa ferramenta.
Frameworks na Governança de TI
Algumas ferramentas são muito importantes para que a implementação da Governança de TI tenha os resultados esperados. Uma delas é a utilização de frameworks. Alguns benefícios podem ser citados, a exemplo de:
- Velocidade:
A utilização de um sistema já testado e aprovado garante o bom desempenho sem que seja necessário despender um esforço para encontrar o melhor caminho para se realizar o trabalho.
- Linguagem comum
O trabalho será otimizado por todos os responsáveis compartilharem de uma mesma linguagem. Assim, as informações a respeito dos processos, das atividades e do que se espera de cada colaborador será compreensível a todos, sem interferências na comunicação.
- Compliance
O framework ajudará a avaliar e controlar os processos a fim de que eles estejam alinhados com o que foi determinado para o produto final. Isso manterá o padrão do trabalho realizado sempre em conformidade com a cultura da empresa.
E para finalizar
A Governança de TI é um diferencial relevante para o sucesso de qualquer empresa. Contudo, é preciso saber que para adotar um modelo de Governança, todos os fatos que influenciam no êxito da equipe de TI devem ser apurados e levados a sério. Dessa forma, o negócio terá a sua estratégia empresarial personalizada.
A vista disso, todos os colaboradores e as equipes de TI precisam estar engajadas em executar os planos do negócio e em alcançar as suas metas. Afinal, o sucesso da Governança de TI é comprovada quando a área da Tecnologia da Informação da empresa garante que os colaboradores estão entregando aquilo que se espera, com a melhor qualidade e eficiência.
Assim, algumas estratégias podem ser utilizadas para que a Governança de TI seja simplificada, como a sua divisão em projetos menores ou mesmo a adoção de algum modelo de Governança. O importante é executar com base em um planejamento, de forma gradual e estar sempre atento às adequações necessárias.