O advento da tecnologia trouxe diversos benefícios para a sociedade em geral. No que diz respeito às empresas, as ferramentas tecnológicas trouxeram inúmeras vantagens que vão desde a facilidade de acesso, maior capacidade de armazenamento, além de uma maior mobilidade.
Muitos aparatos tecnológicos evoluíram bastante nas últimas décadas. Como é o caso da internet, seu avanço propiciou um aumento da velocidade e a queda nos custos dos servidores. O armazenamento também evoluiu, devido à demanda por espaço e segurança para os dados.
A hospedagem cloud foi um dos serviços propiciados pelos avanços tecnológicos. A partir dela, organizações de diversos segmentos e tamanhos podem oferecer melhores serviços, ao mesmo tempo que reduzem os custos.
A popularidade da hospedagem cloud tem aumentado nos últimos anos, uma vez que ela pode ser uma boa aliada na hora de hospedar seu site ou aplicativo. A computação em nuvem é muito utilizada em diversas áreas da tecnologia e agora está se expandindo para a área de hospedagem.
Por isso, reunimos neste post 5 fatos que você não sabia sobre hospedagem cloud. Além disso, vamos abordar os conceitos sobre o que é esse serviço, como funciona e para que serve a hospedagem cloud.
O que é a hospedagem cloud?
A hospedagem cloud é um tipo de hospedagem que usa computação em nuvem, também chamada de cloud computing, para fornecer sites ou aplicações que podem ser acessados por meio da internet.
De uma maneira geral, ela pode ser compreendida como um conjunto de servidores que são divididos em vários servidores virtuais e alocados dinamicamente, de acordo com a necessidade de utilização.
Nos modelos tradicionais o site é vinculado a um servidor principal. Já no ambiente cloud o site acessa um cluster, que utiliza um conjunto de servidores. Proporcionando assim uma série de benefícios, como maior capacidade de processamento, escalabilidade, dentre outros.
Logo, quando um servidor está sobrecarregado, ele pode distribuir o processamento entre os outros servidores virtuais. Por isso, no caso de ocorrer algum problema físico com a máquina, o site continua no ar, propiciando um serviço mais confiável.
Como funciona a hospedagem cloud?
Agora que você já sabe o que é e para que serve a hospedagem cloud, reunimos abaixo os três componentes que constituem a hospedagem cloud, para melhor compreensão de como ela funciona:
- Front-end: Meio no qual os clientes acessam a rede;
- Back-end: Servidores, computadores, programas, sistemas de armazenamento de dados;
- Rede: Também conhecida como a internet conectando os dois componentes.
No modelo tradicional, os dados de um site são alocados em um data center físico. No caso da hospedagem cloud, isso ocorre de forma multiplicada, ou seja, com vários componentes trabalhando em simultâneo.
Assim, na hospedagem cloud, os dados da empresa são distribuídos por vários servidores conectados via internet. Em caso de problema com algum deles, os outros vão estar lá para compensar. Dessa forma, você terá acesso a recursos de uma nuvem composta por diversos computadores interligados.
Portanto, os maiores sites, como páginas na web de pesquisa e redes sociais, utilizam a abordagem distribuída, pois nenhum servidor único conseguiria lidar com um grande fluxo de acessos.
Para quem a hospedagem cloud é indicada?
Outro ponto importante, é que a hospedagem cloud é mais indicada para um certo tipo de organização. Por exemplo, se você possui um site com tráfego leve, a hospedagem compartilhada ainda pode funcionar para você.
No entanto, existem algumas situações em que a hospedagem cloud é extremamente indicada. Se sua organização depende do site para funcionar, a hospedagem cloud se torna indispensável nesse caso.
Dessa forma, a hospedagem cloud é indicada para aqueles que buscam o máximo de performance possível, com um menor risco de falhas que possam interferir na navegação da sua aplicação ou site. Afinal, esse serviço conta com um sistema que difunde os dados por diversos servidores.
5 fatos que você não sabia sobre hospedagem cloud:
A hospedagem cloud está cada vez mais sendo adotada por empresas em todo o mundo, uma vez que esse tipo de hospedagem é um dos melhores meios de armazenar os seus aplicativos, arquivos e sites.
Ao pensar em uma hospedagem tradicional e em uma hospedagem cloud, podemos observar uma série de vantagens na segunda opção. Entre os principais benefícios proporcionados pela hospedagem cloud, estão:
- Redução de custos
Com a hospedagem cloud é possível reduzir os custos com investimentos em infraestrutura. Uma vez que esse tipo de serviço pode se tornar um ambiente extremamente flexível, sendo utilizado para tarefas como criação de site, hospedagem de blogs, como forma de armazenamento de arquivos, etc.
Dessa forma, em vez de investir em hardwares caros, manutenção, licença de softwares ou funcionários, a organização pode contratar o serviço de hospedagem de acordo com a sua necessidade de utilização. Assim, como tudo pode ser operado através da nuvem, muito dinheiro é poupado.
- Maior capacidade de processamento
Como já falamos no início deste post, a hospedagem cloud utiliza inúmeros servidores para criar o ambiente virtual. Dessa forma, é possível adicionar e remover recursos computacionais com facilidade em qualquer instância.
Sendo assim, é possível aumentar facilmente a capacidade do website, possibilitando o balanceamento de carga entre vários ambientes de servidor, o que pode diminuir a pressão sobre os recursos de um único deles. Assim, a capacidade de processamento pode ser ampliada conforme a necessidade de uso.
- Escalabilidade
A escalabilidade compreende a capacidade que o ambiente tem de aumentar ou diminuir recursos computacionais conforme a necessidade de uso. Em algumas situações o site precisa de uma maior utilização de recursos, como é o caso de períodos de grande movimento, como a Black Friday, por exemplo.
Com a hospedagem cloud esse aumento de recursos é feito automaticamente. Dessa maneira, se os níveis de tráfego aumentam ou diminuem, existe a possibilidade de escalar facilmente os recursos do servidor conforme a necessidade.
- Maior segurança
Com a hospedagem cloud, o site ou aplicação fica isolado de quaisquer problemas físicos do servidor, como falha de hardware, invasões ou sobrecarga do sistema. Quando aparece algum problema em um deles, é possível utilizar os recursos físicos de outro servidor sem ficar inativo.
Dessa forma, os bons fornecedores de hospedagem cloud escolhem apenas os data centers mais seguros para armazenar suas informações. Além disso, os referidos serviços possuem senhas, arquivos criptografados e auditorias.
- Acessibilidade
A facilidade de uso também é outra grande vantagem da hospedagem cloud. Com ela não é preciso ter conhecimento técnico, pois todo o processo de configuração se torna bem mais fácil, por meio de configurações automáticas, manuais práticos e painéis de controle otimizados.
Outro benefício desse tipo de hospedagem é poder acessar o ambiente da nuvem através de diversos dispositivos, como smartphones ou tablets. Afinal, isso aumenta a eficiência, uma vez que os pedidos, arquivos e documentos ficam disponíveis por meio de um único toque.
Por que usar a hospedagem cloud na sua empresa?
Como vimos neste post, a hospedagem cloud é um modo de oferecer sites e aplicações na internet com grande capacidade de adequação do ambiente conforme a necessidade de utilização.
Assim, esse serviço oferece inúmeras vantagens como a alta capacidade de processamento e a redução de custos. Além de uma maior facilidade de acesso, mais segurança e escalabilidade, a hospedagem cloud mudou completamente o tratamento de dados. Os diversos benefícios que esse tipo de hospedagem proporciona falam por si.
A computação em nuvem está cada vez mais presente na sociedade moderna. Afinal, a tecnologia impulsiona a indústria e os negócios no mundo online. De qualquer forma, é sempre importante que você pesquise bem o serviço antes de contratá-lo. Dessa maneira, escolhendo o sistema mais adequado para sua empresa.