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Outsourcing de TI: quais as vantagens em terceirizar esse setor?

O outsourcing de TI é, em termos simples, a terceirização do setor de tecnologia da informação de uma empresa. Trata-se, então, da contratação de uma fonte externa especializada que preste serviços a fim de otimizar as práticas da organização.

Nesse sentido, essa estratégia fornece serviços, soluções e infraestrutura de TI, o que pode incluir o fornecimento de profissionais, gestão de projetos, gerenciamento de sistemas, manutenção da infraestrutura e outros serviços.

De forma crescente, as empresas têm incorporado tecnologias aos seus trabalhos desempenhados. Essa escolha é muito relevante para se manter bem posicionado em um mercado cada vez mais moderno e competitivo. Portanto, é imprescindível que as organizações optem pela implantação de estratégias que desenvolvam a sua gestão, bem como que aumentem os seus resultados.

É a partir disso que se compreende a importância de as empresas, independentemente do porte delas, contarem com uma boa infraestrutura de TI. No entanto, manter uma equipe qualificada nessa área e bons recursos é bastante custoso. Assim, optar pela terceirização do departamento de TI é uma das opções mais assertivas. A seguir, você verá quais são as vantagens de escolher o outsourcing de TI. Confira.

Quais são as vantagens do outsourcing de TI?

Os benefícios são muitos para as empresas que optam pelo outsourcing de TI. Por isso, separamos as principais vantagens que a sua empresa experimentará caso escolha contratar esse serviço. Dá uma olhada.

Redução de custos

Como dito anteriormente, sustentar um departamento de TI, com profissionais qualificados e bons equipamentos custa caro. Além de todos os gastos trabalhistas, é preciso providenciar treinamentos para que a equipe se mantenha atualizada. Igualmente, comprar e manter os recursos tecnológicos que os profissionais da área utilizam no dia a dia, certamente, não é barato. Assim, a terceirização se mostra uma escolha eficaz para reduzir os custos com a infraestrutura de tecnologia da informação.

Foco no core business

Manter um departamento de TI requer grande dedicação de tempo e energia, afinal, nesse molde, trata-se de uma área da empresa como qualquer outra. Isso faz com que os colaboradores desprendam o tempo de trabalho deles para resolver demandas que poderiam ser delegadas facilmente a uma empresa terceirizada. 

Ao optar pelo outsourcing, os seus funcionários estarão desafogados de serviços secundários e, assim, poderão focar nas atividades realmente importantes para a finalidade da empresa. Retirar as distrações é um passo importante para fomentar melhores resultados na sua equipe.

Contratação sob demanda

Com a escolha da terceirização, a empresa apenas custeará os serviços de que precisar pontualmente. Assim, ela evitará pagar por demandas que não possui no momento. Além disso, esse tipo de contratação permite o acesso a profissionais especializados em vários níveis, que atendam às reais necessidades da organização.

Ainda, vale ressaltar que o suporte técnico dos serviços e sistemas é de responsabilidade da fornecedora de outsourcing. Dessa forma, a empresa contratante estará sempre protegida diante de problemas envolvendo os seus recursos tecnológicos.

Serviço de qualidade

A prestação do serviço de outsourcing é seguro e eficaz. Isso porque a terceirização de serviços de TI envolve um SLA (Service Level Agreement), sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço. Por meio desse ajuste, define-se o padrão mínimo de qualidade do serviço prestado pela empresa terceirizada.

Ademais, uma empresa com expertise na área está pronta para sanar erros e falhas que apareçam nos recursos tecnológicos da contratada o mais rápido possível. Ainda, é capaz de agir não apenas quando problemas são detectados, mas, igualmente, está apta a antever situações que poderiam trazer riscos ou transtornos. 

Apesar disso, é sempre importante analisar as fornecedoras desse serviço no mercado a fim de conferir a verdadeira qualidade do trabalho. Escolher empresas com experiência aumenta, consideravelmente, a chance de fazer uma boa contratação.

Melhor atuação do departamento de TI

Algumas empresas precisam manter um departamento de TI interno. Nesse contexto, a contratação de uma terceirizada ainda assim se faz relevante. Isso porque, em parceria com uma empresa de outsourcing, muitos processos poderão ser automatizados e simplificados, bem como a equipe de TI poderá se ater às atividades realmente importantes para o negócio.

Segurança da informação

Como um dos resultados da implantação desse serviço, tem-se a garantia da segurança dos dados tratados pela empresa, o que é fundamental para se manter competitivo e proteger as informações relevantes para a organização. Isso acontece porque a empresa terceirizada auxilia na estratégia da empresa por meio da construção de soluções compatíveis com o plano de negócio e trabalha para minimizar os riscos e ameaças que rondam a atividade.

Quando contratar um serviço de outsourcing de TI?

Os negócios que buscam dirigir as suas decisões com base em planejamentos apenas incorporam práticas que, certamente, trarão benefícios e atenderão às suas demandas concretas. Pensando nisso, fizemos uma lista das necessidades e deficiências que levam as empresas a contratar o fornecimento do serviço de outsourcing de TI. 

Analise cada uma a seguir e confira se a sua empresa possui alguma delas.

  1. Reduzir custos;
  2. Melhorar o posicionamento no mercado;
  3. Ter limitações em infraestrutura;
  4. Focar no core business;
  5. Aumentar a produtividade;
  6. Apresentar falhas de segurança;
  7. Apresentar pouca inovação;
  8. Possuir uma equipe de TI pouco estratégica;
  9. Otimizar gastos;
  10. Ser mais competitiva.

Se a sua empresa apresenta alguma necessidade ou deficiência citada na lista, essa é uma demonstração de que, sem dúvida, o serviço de outsourcing de TI pode – e deve – ser implantado. Como fruto dessa escolha, a performance dos seus colaboradores será desenvolvida, os resultados da sua empresa melhorarão e ela será melhor posicionada no mercado. Por isso, o bom funcionamento da sua empresa está a um passo da sua decisão.

Conclusão

Em tempos de competição e modernidade do mercado, implantar soluções tecnológicas é imprescindível para que as empresas se mantenham em bom funcionamento. Assim, é fundamental que as organizações optem por estratégias que aumentem os seus resultados e incrementem a gestão de seus negócios.

Nesse sentido, escolher a contratação do serviço de outsourcing de TI é uma das opções mais assertivas que uma empresa pode tomar. As vantagens são muitas a um custo reduzido. Por isso, pesquise bem entre as empresas prestadoras do serviço e contrate uma com experiência no setor. Certamente, ao fazer isso, o seu negócio logo sentirá as melhorias.

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