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Saiba como criar uma Política de Segurança da Informação efetiva em sua empresa

O uso de tecnologias digitais e da Internet é rotineiro para a maioria das empresas. Igualmente, fazem parte do dia a dia das organizações o uso e a troca de informações sensíveis, como dados de clientes e de estratégia do negócio. É nesse contexto que se faz imprescindível implementar uma política de segurança da informação nas empresas. 

Cuidar da proteção dos dados que circulam na organização é fundamental para garantir a sua blindagem no mercado e um relacionamento de confiança com os clientes. Afinal, esses dados são valiosos para determinar os planejamentos e as metas, as formas de atuação no mercado, os diferenciais competitivos, a prospecção de clientes, entre outras ações que mantêm viva uma empresa.

Tendo em vista a importância de se prezar pela proteção de dados, separamos as informações mais relevantes que você precisa saber para entender melhor sobre o tema e aprender a desenvolver a sua própria política de segurança da informação. Confira o texto a seguir.

O que é uma Política de Segurança da Informação?

De início, é preciso entender o que é segurança da informação. Em termos simples, é um conjunto de ferramentas, estratégias e políticas de proteção usados para assegurar os dados tratados por uma empresa e minimizar vários riscos e ameaças que, naturalmente, envolvem a gestão de dados na Internet e em equipamentos digitais.

Nesse sentido, a segurança da informação estabelecerá planos para que as falhas na proteção dos dados sejam sanadas. Isso se dá pela implantação de controles e procedimentos de rotina por meio de, por exemplo, antivírus, firewall, infraestrutura de software ou hardware, entre outros. Todo esse trabalho será organizado por uma política documentada, ou seja, por regras bem estabelecidas que ditarão como a proteção descrita acima será executada.

A política de segurança da informação, portanto, é o instrumento pelo qual se definirá quais colaboradores podem ter acesso a certos dados, como será o controle e a transmissão de informações da empresa, quais sistemas serão utilizados, entre outras determinações. Esse documento deverá ser atualizado e revisto de forma periódica. 

Além disso, todos os colaboradores que utilizam os recursos tecnológicos da empresa, em especial a equipe de TI, deverão ter conhecimento dessas regras e ser treinados para executá-las da forma correta. Assim, também é importante realizar auditorias e avaliações frequentes a fim de garantir a boa execução da política.

Qual a importância da Política de Segurança da Informação?

Estar atento à segurança da informação e estabelecer planos de ação para garanti-la é fundamental para o bom funcionamento do negócio. Porquanto, omitir-se ou falhar nessa proteção é dar vazão a consequências catastróficas que, sem dúvida, prejudicarão o sucesso e comprometerão o futuro da empresa. Devido a isso, as ameaças e os riscos externos e internos devem ser minimizados o mais rápido possível.

Para que você entenda melhor a urgência de zelar pela segurança da informação, listamos abaixo apenas alguns dos riscos a que as empresas estão expostas quando não focam na proteção de seus dados:

Uma das ferramentas mais eficazes para combater ameaças reais como essas é a implementação de uma política de segurança da informação. Por se tratar da aplicação de uma metodologia, a execução de um documento dessa natureza se torna eficaz por observar alguns princípios básicos, que formam o CID. Cada um deles exige dos colaboradores determinadas posturas.

Em primeiro lugar, tem-se a confidencialidade. Por meio desse princípio, apenas pessoas específicas são autorizadas a ter acesso a determinadas informações, fontes ou sistemas. A quebra desse sigilo importa em sérios riscos para a empresa, em algumas situações até mesmo para fornecedores, clientes, parceiros etc.

Em seguida, há a integridade. Esse princípio determina que alterações, atualizações e exclusão de dados só podem ser realizadas após autorização. Assim, eles devem permanecer preservados originais, refletindo a realidade, a fim de serem confiáveis. Uma falha na integridade também pode gerar impactos negativos relevantes, inclusive de origem penal.

Por fim, tem-se a disponibilidade. O terceiro princípio impõe que os recursos tecnológicos de uma empresa estejam sempre acessíveis às pessoas autorizadas a usá-los. A observância a essa determinação é importante porque pode estar, diretamente, vinculada à realização dos trabalhos dos colaboradores. Basta imaginar quais consequências sua empresa sofreria se os sistemas e equipamentos que armazenam as informações ficassem indisponíveis por algumas horas.

Em síntese, a importância de implementar uma política de segurança em sua empresa consiste em resguardar o ativo mais importante que ela pode ter: informação. Portanto, blindar a sua empresa dos riscos que a rondam, certamente, a colocará em uma posição privilegiada no mercado.

Como elaborar uma Política de Segurança da Informação para a sua empresa?

Desenvolver uma política de segurança da informação requer um forte planejamento. Nesse sentido, é fundamental seguir etapas sistemáticas para se ter sucesso. Pensando nisso, separamos algumas orientações para você. Confira a seguir.

Planejamento

Nessa primeira etapa, deverá ser realizada uma análise acurada do atual estado da empresa. Apenas com o diagnóstico de suas falhas de segurança e reais demandas a política poderá ser construída. Após isso, os objetivos específicos do documento deverão ser descritos em observância às especificidades do plano de negócio.

Estabelecimento de regras

Em seguida, as normas que regerão a política de segurança deverão ser criadas. Nesse passo, devem ser estabelecidos quais recursos tecnológicos serão utilizados e como. Por exemplo, serão definidos o uso de senhas, acesso a informações, escolha de sistemas e softwares, cronograma de backup, bloqueio de sites, uso de e-mail corporativo, etc.

Aplicação

Com o documento finalizado, será preciso criar uma cultura interna de observância a ele. Para que isso ocorra bem, é imprescindível que todos os colaboradores conheçam a política de segurança da informação e sejam treinados para executá-la bem.

Acompanhamento

A política de segurança precisa ser revisitada continuamente a fim de estar sempre atualizada e em execução. Portanto, é preciso realizar frequentes avaliações dos colaboradores e auditorias, assim como se manter conhecedor das novas tecnologias presentes no mercado.

Conclusão

As empresas cada vez mais consomem recursos tecnológicos para desenvolver o trabalho que executam. Esse contexto promove grandes crescimentos, mas também traz consigo riscos específicos e muito danosos para qualquer organização. É por isso que cuidar da segurança da informação em sua empresa está diretamente ligado ao sucesso do negócio. 

Para conseguir bons resultados, uma opção estratégica é elaborar uma política de segurança da informação. Dessa forma, os colaboradores conseguirão realizar o seu trabalho de forma segura e eficaz, sempre prezando pela proteção dos dados tratados pela empresa. Optar por isso, além de posicionar melhor o seu negócio no mercado competitivo, promoverá um relacionamento confiável com os seus fornecedores, parceiros e clientes.

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