fbpx

Segurança de TI: saiba como inserir em sua empresa

Montar um departamento de Tecnologia da Informação na sua empresa ou mesmo terceirizar a prestação de serviços não é suficiente, é necessário prezar pela segurança de TI. Esse posicionamento garantirá a proteção do seu negócio no mercado e a melhora do seu relacionamento com os clientes e o seu público-alvo.

Para focar na segurança de TI da sua empresa e começar a experimentar os seus reais benefícios, primeiro, é preciso compreender o assunto de forma contextualizada. Pensando nisso, no texto a seguir, separamos as informações mais relevantes que você precisa saber para entender melhor sobre o tema e dar início à execução dessa prática na sua empresa. Confira.  

O que é segurança de TI?

A primeira coisa que você precisa saber é em que, de fato, consiste a segurança de TI. Em termos simples, trata-se dos procedimentos de proteção de todos os sistemas operacionais e da infraestrutura de tecnologia da informação da empresa, a exemplo dos servidores, provedores, hardwares, softwares, bancos de dados e outros bens de natureza semelhante, materiais ou não.

Nesse sentido, a segurança de TI usa a infraestrutura da tecnologia de que dispõe a empresa para trabalhar contra qualquer problema na qualidade do funcionamento dos equipamentos, em acessos não autorizados, em uso indevido dos sistemas e em outras questões operacionais.

No entanto, para que as empresas experimentem os benefícios concretos da segurança de TI, precisam incorporá-la à infraestrutura de seus departamentos de tecnologia da informação a fim de que ela participe de todo o ciclo de vida das soluções e dos projetos. Apenas assim, a segurança de TI poderá manifestar todo o seu potencial e antever problemas, não apenas ser reativa. 

E o que é a Segurança da Informação?

É um elemento que faz parte do contexto da segurança de TI, mas que precisa ser diferenciado de forma clara. A sua conceituação é mais ampla e engloba uma soma de políticas de proteção, de instrumentos e de estratégias que, juntos, servirão para solucionar e prevenir vários problemas.

Entretanto, o ponto central da segurança da informação é a proteção dos dados que são tratados pela empresa, a fim de impedir, por exemplo, ataques virtuais e vazamentos desses dados. Nesse sentido, a segurança da informação tem como objetivo traçar os planos para que as deficiências e vulnerabilidades da área de TI da empresa sejam fortalecidas.

Estar atento à segurança da informação é igualmente importante, pois isso fará com que os sistemas utilizados pela empresa sejam confiáveis, as informações relevantes para o negócio não vaze para a concorrência, tampouco os dados dos clientes sejam expostos. Além disso, funciona para preservar a integridade e as estratégias do trabalho desenvolvido, posicionamento esse que evitará muita dor de cabeça, inclusive no que diz respeito ao cumprimento de leis de proteção de dados.

Quais são os riscos da segurança da informação?

A omissão ou a falha em garantir a segurança de TI em uma empresa pode gerar consequências desastrosas, que, certamente, interferirão nos resultados e no bom funcionamento do negócio. É devido a isso que os riscos externos e internos devem ser reduzidos ao máximo.

Dentre os riscos de segurança da informação, podem-se citar o furto de dados que serão usados indevidamente por terceiros; vazamento não intencional dos dados, o que prejudica a confiança nos sistemas da empresa e a sua relação com os clientes; acesso a informações sigilosas do negócio, o que mina a sua posição no mercado; sequestro de dados, com o condicionamento da devolução mediante pagamento; e espionagem industrial, prática criminosa que busca obter, indevidamente, informações relevantes de algum negócio.

Como implementar a segurança de TI?

Após ficar por dentro das informações e conceitos repassados acima, agora é preciso saber como garantir a segurança de TI em sua empresa de forma prática. Por isso, separamos algumas dicas de como realizar essa implementação em seu negócio de forma eficaz. Confira a seguir.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que tudo o que é estabelecido em uma empresa precisa ter sido bem-planejado para que tenha sucesso. Com a segurança de TI não seria diferente. Assim, a melhor forma de dar início é conhecer a fundo o real cenário do departamento de TI da empresa, compreendendo os seus pontos fortes e fracos. Apenas a partir desse levantamento será possível traçar planos assertivos.

Após essa etapa inicial, deve ser criada uma Política de Segurança, que será o conjunto de regras a disciplinar a utilização dos recursos tecnológicos da empresa por seus colaboradores. Além disso, esse documento precisa preservar a chamada tríade CID, que compreende a Confidencialidade (apenas colaboradores autorizados têm acesso a certos dados e informações), a Integridade (alterações em dados e informações só podem ser feitas sob autorização) e Disponibilidade (a infraestrutura de TI deve estar acessível continuamente às pessoas autorizadas).

Com a Política de Segurança estruturada, os colaboradores precisam ser treinados para que cumpram as regras estabelecidas. A melhor forma de realizar isso é construir uma cultura interna de observância ao documento, a qual sempre lembrará aos colaboradores como devem agir. 

Além disso, caso seja necessário, a empresa pode contar com auditorias ou avaliações de tempos em tempos para garantir que a Política de Segurança está sendo cumprida e que os empregados estão atualizados sobre eventuais alterações. 

E para finalizar

Garantir a segurança de TI de uma empresa é tão importante quanto ter um bom departamento de tecnologia da informação. Mesmo quando esse serviço é terceirizado, a empresa tomadora precisa estar atenta à forma como a sua tecnologia é utilizada.

Nesse sentido, para que uma empresa funcione bem e alcance os seus objetivos no mercado, precisará que os procedimentos de proteção dos seus sistemas operacionais e da sua infraestrutura de TI estejam em dia. Sem esse trabalho, os riscos a que estará exposta são muito perigosos e podem ameaçar todo o funcionamento do negócio.

Por isso, é necessário estar atento ao funcionamento da equipe de TI da sua empresa e se certificar de que o trabalho está sendo realizado de forma segura. Para soluções mais assertivas e completas na implementação da segurança de TI, a ajuda de profissionais qualificados é sempre a melhor opção.

Parceiros