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Suporte de TI: Saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Alguns serviços são indispensáveis para uma empresa hoje em dia, um deles é o suporte de TI. Diante de necessidades rotineiras básicas, como otimização do tempo, foco em atividades estratégicas e segurança da informação, optar pela contratação de um suporte de TI é mais vantajoso para as finanças e para a produtividade das empresas.

Por certo, além de automatizar e otimizar certas demandas, tal suporte atua na prevenção e na resolução de problemas de forma ágil e eficaz. Para isso, é importante buscar fornecedores que prestem os melhores serviços com um custo-benefício que valha o investimento. 

Dessa forma, a seguir, você saberá melhor porque escolher um suporte de TI ao compreender o que é e como aplicá-lo à sua empresa. 

O que é Suporte de TI?

Suporte técnico de TI é o setor responsável pela prestação de serviços que assistem à infraestrutura tecnológica da empresa. Ou seja, um suporte que garante o bom e constante funcionamento dos equipamentos e ferramentas que integram o sistema de tecnologia de uma empresa. 

Além disso, o suporte auxilia a implantação de processos de proteção de dados e segurança da informação, o que se dá pelo desenvolvimento ou aprimoramento de métodos de uso das ferramentas da empresa. Ainda, o profissional em suporte de TI é capacitado para treinar e orientar os colaboradores de modo a utilizarem os recursos de tecnologia de forma potencializada e segura.

Assim, independentemente do porte da empresa, é essencial dispor de um suporte de TI. Trata-se de uma opção eficaz e promotora de crescimento. Inclusive, existem várias opções de terceirização desse serviço que atendem à capacidade econômica de cada negócio.

Ademais, um ponto muito importante é escolher uma empresa de Data Center com contato na mesma região da contratante e com operação completa em território nacional. Isso garantirá maior segurança e agilidade na resolução de problemas, além de proporcionar baixa latência e melhor tempo de resposta às aplicações.  

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Funcionalidades do Suporte de TI

O suporte de TI pode funcionar de várias maneiras a depender das necessidades do cliente. Nesse sentido, geralmente são três os níveis de atendimento: help desk, service desk e redes/segurança. Entenda melhor a seguir.

Help Desk

O primeiro nível de atendimento em suporte é focado em demandas menos complexas  ou direcionadas a uma única plataforma. Como exemplo, podem-se citar problemas no acesso à internet ou no uso de certo software. Geralmente, demandas dessa natureza são facilmente sanados por via remota.

Service Desk

O segundo nível de atendimento é utilizado para demandas mais complexas e que requerem a participação de um profissional com maior qualificação. Dentre as situações que esse atendimento socorre estão o auxílio estratégico da infraestrutura de TI da empresa, caso existente, e referentes a banco de dados, rede e canais de atendimento. A depender da demanda, a resolução pode se dar remota ou presencialmente.

Redes e Segurança

O terceiro nível é o mais complexo. Naturalmente, lida com problemas relacionados a dados e servidores. Nesse sentido, requer profissionais especializados, os quais poderão implementar soluções inovadoras e personalizadas para as demandas da empresa.

Após conhecer os níveis descritos acima, pode surgir dúvida quanto à escolha de um suporte de TI presencial ou remoto. Com efeito, não existe um padrão. De fato, o que vai determinar o formato utilizado são as demandas: as mais complexas tendem a ser solucionadas presencialmente, enquanto as mais simples, de forma remota. É comum as organizações utilizem ambos os formatos.

O mais relevante, entretanto, é contar com uma plataforma que responda às demandas de forma personalizada, isto é, adequada à rotina e às necessidades do cliente e que forneça hospedagem e segurança das informações, tudo isso por um servidor de alta performance. 

Pessoa trabalhando com Suporte de TI
Foto de Christina Morillo no Pexels

Por que aplicar na sua empresa?

O suporte de TI é, frequentemente, terceirizado para empresas de Data Center. Isso se dá, basicamente, pela redução dos custos operacionais quando comparado à construção da própria infraestrutura, além de desafogar os colaboradores que poderão se dedicar às atividades relevantes para a empresa.

Entretanto, escolher a empresa de Data Center correta é um definidor para a obtenção de bons resultados. É nesse momento que a Hybrid Datacenter e Soluções se destaca no mercado. Além de oferecer segurança física e lógica 24 horas, possui soluções dos maiores fabricantes de hardware e software.

Conta também com ambiente controlado e pessoal capacitado para disponibilizar a tecnologia ideal para cada negócio, de forma personalizada. Ainda, possui operação 100% localizada em território nacional. Tudo isso com o melhor custo-benefício.

Outro diferencial da Hybrid é a performance do seu servidor, que diminui a demanda de tempo para trabalhar nos servidores. Isso porque utiliza o servidor virtual (VPS), o qual assegura uma grande flexibilidade na disponibilização otimizada dos recursos de processamento, memória e armazenamento, de acordo com a demanda.

Ademais, focando em um melhor desempenho, a Hybrid oferece soluções de Colocation que possibilitam uma infraestrutura de alta disponibilidade para hospedagem de ativos de TI, o que significa redução de custos e foco nas atividades finalísticas do negócio. Somado a isso, há a solução de Cloud Drive, serviço de armazenamento em nuvem que permite o acesso a dados, não importa o lugar, a hora e o dispositivo. 

Veja como aplicar

A implementação do suporte de TI requer certos procedimentos para que os melhores resultados sejam obtidos. Ademais, ela pode ser realizada pela própria empresa ou por uma terceirizada. Veja a seguir o que é importante nesse momento.

Análise e Diagnóstico

Inicialmente, é preciso fazer uma análise da situação atual da empresa, quando, então, serão diagnosticadas as falhas no trabalho de TI. A partir disso, soluções poderão ser traçadas.

Plano de comunicação e implantação de ações

Após a primeira fase, deve-se desenvolver um plano para a implementação das soluções para as dores detectadas e que diminuirão os riscos para a empresa.

Gestão de TI

Por fim, a gestão de TI do ambiente deve ser realizada por meio do controle de indicadores. Isso garantirá a qualidade dos serviços e a prevenção de problemas.

E para concluir

Contratar um suporte de TI é imprescindível nos dias atuais, independentemente do porte da empresa. O serviço garante maior produtividade e vantagens financeiras para os negócios. Isso ocorre porque o suporte garante o bom funcionamento do sistema de tecnologia e auxilia a implantação de processos de proteção de dados e segurança da informação.

Portanto, a terceirização desse serviço se revela estratégica. Entretanto, escolher a empresa certa é tão importante quanto a própria implementação do suporte de TI. Tendo isso em vista, a Hybrid é empresa com experiência no mercado e possui diferenciais que, certamente, oferecerão os melhores resultados para a sua empresa. 

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