fbpx

5 tipos de backup ideais para salvar os dados da sua empresa

Todos os dias, as empresas utilizam e armazenam centenas de dados, por isso é fundamental que elas conheçam os tipos de backups ideais para as suas rotinas. Isso porque é imprescindível para o sucesso do negócio a proteção dessas informações, e realizar cópias de segurança é uma estratégia muito eficaz.

Abrir mão dessa garantia é expor a sua organização a sérios riscos, como perda de dados. Caso essas ameaças se concretizem, o desempenho do negócio certamente será comprometido. Por outro lado, utilizar esse serviço é investir na proteção de sua empresa e em uma melhor colocação dela mercado, que está cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, criamos esse texto a fim de ajudar você a compreender melhor os motivos que fazem os backups serem tão essenciais, a que riscos a sua empresa estará exposta caso não realize esse procedimento e, por fim, a conhecer mais quais os tipos de backups ideias para salvar os dados da sua organização. Fique atento às dicas e aproveite a leitura!  

Entenda a importância de realizar backups

Backups nada mais são que cópias de segurança armazenadas de forma física ou virtual. Elas servirão para os casos em que o documento original seja perdido ou danificado. Além disso, a estratégia dos backups é fornecer outro local para o armazenamento dos arquivos, evitando que todos eles fiquem em um mesmo lugar. 

Isso reduz, significativamente, as chances de uma empresa perder todos os seus dados e informações. Assim, mesmo diante de falhas técnicas, acidentes, erros humanos ou ataques, como ransomware, que podem ocasionar a perda de arquivos, o backup garantirá o acesso à cópia deles. 

Igualmente, esse instrumento serve para preservar a versão original de documentos que podem ser alterados várias vezes. Nesse sentido, adotar o sistema de backups é parte da construção de uma política de segurança da informação e um investimento no gerenciamento de dados.

Conheça os riscos em não realizar backups

Não utilizar backup ou fazê-lo de forma inadequada deixa a empresa vulnerável a situações que podem comprometê-la por completo. Em primeiro lugar, como é possível apreender do explicado acima, a organização corre o sério risco de perder seus dados.

Além de uma situação como essa prejudicar a execução das atividades da empresa, o que por si só acarreta várias consequências negativas, outros riscos são gerados, como abalo às relações com clientes, fornecedores e outras pessoas físicas ou jurídicas que estão vinculadas, diretamente, à organização. Igualmente, prejuízos financeiros podem advir de situações como essas.

Ainda, é preciso considerar que os dados perdidos podem conter – e provavelmente contêm – informações estratégicas e sigilosas do negócio. Isso prejudicaria o posicionamento da empresa no mercado. A perda dessas informações também podem configurar desrespeito a leis de proteção de dados, como a LGPD, e gerar multas para a empresa.

Conheça quais são os tipos de backups mais utilizados

Agora que você entende a importância dos backups, é preciso conhecer os tipos mais utilizados e qual deles melhor se encaixa na rotina da sua empresa. Assim, fique atento ao texto a seguir.

  1. Backup completo

Como o nome sugere, esse tipo de backup realiza a cópia de todos os arquivos de um servidor ou de determinado local e armazena cada uma delas de forma física, virtual ou na nuvem. Dessa forma, todos os dados tratados naquele ambiente serão reproduzidos, por isso, o conteúdo deles estará garantido contra perdas.

Além disso, ele possibilita realizar uma recuperação efetiva e completa diante de uma situação que comprometa os dados originais. Não obstante, tendo em vista o maior volume de informações copiadas, será necessário dispor de maior espaço de armazenamento e mais tempo para realizar esse tipo de backup.

Essa opção pode ser muito boa para empresas que tratam um pequeno volume de dados ou cuja maior parte das informações é imprescindível para a execução das suas atividades. No entanto, os backups completos também servem para empresas que querem executá-lo apenas periodicamente ou em situações pontuais.

  1. Backup incremental

Esse tipo se diferencia do primeiro porque realiza a cópia de segurança apenas dos dados alterados desde o último procedimento de backup. Nesse sentido, é necessário realizar a cópia completa de todos os arquivos primeiramente. Em seguida, apenas o documento que foi modificado ou adicionado será copiado novamente.

Assim, esse tipo de backup mantém as cópias sempre atualizadas. Dessa maneira, o backup incremental requer menor capacidade de armazenamento e menos tempo para o processamento.

  1. Backup diferencial

Esse tipo de backup cria cópias de segurança dos arquivos alterados ou adicionados desde o último backup completo. Isso gerará uma maior quantidade de dados a cada novo backup se comparado ao modelo incremental, o que demandará mais espaço de armazenamento. No entanto, esse método tem as vantagens de diminuir os riscos de perdas de dados e de ser veloz.

  1. Backup Offsite

Esse tipo possibilita a replicação dos dados de backup em um local externo, que não o mesmo dos sistemas de produção, armazenados na nuvem. Dessa forma, o backup offsite garante autonomia da gestão, bem como o controle de rotinas de realização de cópias de segurança e de restauração de dados.

Ademais, as vantagens de aderir ao backup offsite são a prevenção a perdas de dados importantes, a possibilidade de recuperação desses dados a qualquer momento e a disponibilidade deles em casos de desastres.

  1. Site backup

Esse serviço é uma ferramenta para recuperação de dados perdidos em desastres e para a garantia de continuidade das atividades da empresa mesmo diante do sinistro. Isso porque o site backup permite um ambiente contingenciado caso o site principal apresente falhas. Por meio desse tipo, os dados e/ou servidores da empresa serão replicados em um endereço eletrônico diferente.

Dessa forma, os benefícios do site backup podem ser simplificados em 3: o retorno das atividades do seu site com rapidez em caso de sinistro, maior segurança para os arquivos, funcionalidade e excelente relação custo-benefício para a contingência.

Conclusão

Proteger os dados e as informações que a sua empresa utiliza é imprescindível para o sucesso do negócio. Afinal, lidar com perdas de arquivos e desprender tempo na tentativa de recuperá-los ou de refazê-los são problemas que trazem prejuízos econômicos e na produtividade. 

Nesse sentido, o texto acima ajudou você a compreender porque utilizar cópias de segurança é tão importante e quais são os tipos de backups ideais para a sua empresa. Dessa forma, caso a sua organização ainda não disponha de um serviço de backup, fique atento, pois ela está exposta a sérios riscos.

Parceiros