Virtualização de Servidores: 5 fatos que você não sabia sobre ele
O advento da tecnologia trouxe diversos benefícios ao mundo corporativo, dentre eles, ferramentas que propiciam a geração de valor aos negócios. Dessa forma, a transformação digital garante a constante inovação de estratégias para lidar com os dados e informações da empresa.
Durante muito tempo os documentos impressos eram guardados em casa, enquanto hoje eles são digitalizados. Por isso, a tendência é que os dados sejam transferidos para o ambiente digital, por meio da tecnologia.
A virtualização de servidores é um passo a mais nesse processo. Na era dos computadores, as empresas passaram a digitalizar os documentos e armazená-los digitalmente.
Assim, com equipamentos mais poderosos e transmissões de dados, se fez necessário virtualizar os próprios servidores. A virtualização de servidores trouxe uma série de benefícios para as organizações. Contudo, muitas pessoas ainda desconhecem como essa técnica funciona e as vantagens proporcionadas por ela.
Neste post, vamos entender o que é a virtualização de servidores, como funciona, seu objetivo, quais os benefícios dessa técnica e outras questões relevantes sobre o tema. Vamos lá?
O que é a virtualização de servidores?
A virtualização de servidores corresponde à técnica de execução de vários sistemas operacionais virtuais interdependentes em um único servidor físico. Dessa forma, é possível executar muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware, sem que haja interferência entre esses sistemas.
Essa virtualização pode ser realizada por uma série de motivos, seja para reduzir o número de hardwares, e consequentemente, economizar dinheiro, seja para diminuir o tempo de inatividade e aumentar a estabilidade do servidor.
Assim, a principal característica da virtualização de servidores está na execução de diferentes sistemas operacionais de forma independente, mas simultânea, em um mesmo hardware. Pois, os servidores virtuais são simulações da estrutura física do servidor.
Como funciona?
A virtualização de servidores ocorre a partir de um servidor físico. Nesse hardware, é instalado um sistema operacional dividido em partes menores, onde cada uma dessas partes corresponde a uma máquina virtual.
Dessa forma, o sistema simula, em cada divisão do servidor físico, uma máquina virtual que possui capacidades diferentes, como mais memória, maior espaço em disco ou mais processador.
Dentro de cada uma dessas máquinas virtuais, será instalado um sistema operacional diferente, que funcionará isolado dos outros e usará somente os recursos que lhe forem destinados.
No caso dos ambientes empresariais que possuam alta disponibilidade, a virtualização de servidores ocorre em um espaço de armazenamento compartilhado por todos os servidores. Para as empresas, a possibilidade de gerenciar os discos a partir de um único ponto possibilita uma distribuição de desempenho mais uniforme.
Assim, é possível separar a virtualização de servidores em 4 passos. Vale ressaltar que esses passos não se aplicam da mesma maneira para todos, mas costumam seguir o seguinte formato:
- Aquisição do servidor
O primeiro passo para a virtualização é a aquisição de um servidor físico. Por isso, é necessário analisar qual opção é a melhor opção para a sua empresa: contratar um servidor físico terceirizado ou adquirir um servidor físico moderno.
- Implementação do servidor virtual
O sistema operacional dos servidores físicos costuma ser mais básico, com o intuito de dividir o hardware em muitas partes menores. Com o espaço menor, há a diminuição de chance de erros com códigos no sistema operacional, além de facilitar a segurança digital e a manutenção.
- Criação das máquinas virtuais
Após dividir o servidor físico em várias máquinas virtuais, é preciso estruturá-las e ativá-las. Dessa maneira, as máquinas virtuais possuem capacidades diferentes, de acordo com as necessidades de cada equipamento, dela e dos profissionais que a utilizam.
- Instalação dos sistemas e conexão com SAN
Nessa etapa é possível escolher o tipo de sistema que vai dentro de cada uma das máquinas virtuais e conectar os servidores a uma SAN (Storage Area Network), um local de armazenamento para compartilhamento entre servidores. Com os servidores conectados, é mais fácil gerenciar a distribuição de desempenho.
5 vantagens da virtualização de servidores
Agora que você já sabe o que é e como funciona a virtualização de servidores, selecionamos 5 benefícios que essa técnica pode proporcionar para a sua organização e que você provavelmente não conhecia.
- Redução de custos;
A redução de custos é um dos principais benefícios da virtualização de servidores. Pois, há a economia com equipamentos físicos, energia e resfriamento naqueles que foram consolidados.
Com a técnica, também é possível utilizar um menor espaço físico, uma vez que não é necessário utilizar vários computadores para realizar as tarefas operacionais da organização.
Além de poupar o tempo que costumava gastar na administração de todos os servidores físicos de antigamente. Dessa maneira, os colaboradores serão mais produtivos graças ao menor tempo de inatividade.
- Aumento da produtividade
A virtualização de servidores possibilita que o sistema esteja disponível em qualquer máquina, assim a empresa pode investir em novos modelos baseados em resultados, como é o caso do trabalho remoto, que vem modificando a relação entre funcionários e empresas em todo o mundo.
Além disso, outra vantagem é a facilidade de atualização das aplicações e da performance nas máquinas de forma centralizada para oferecer as ferramentas mais atuais com o melhor desempenho possível, oferecendo assim um melhor ambiente para os colaboradores.
- Melhoria de processos
Como já vimos anteriormente, a virtualização de servidores compreende uma técnica de execução de um ou mais servidores virtuais sobre um servidor físico, possibilitando uma maior densidade de uso de recursos, ao mesmo tempo que mantém o isolamento e a segurança do processo.
A partir de uma gestão integrada e a possibilidade de atuar fora da empresa, graças a virtualização, é possível reestruturar processos. Possibilitando assim, mais inteligência no uso de dados, maior colaboração entre os funcionários e otimização de tarefas rotineiras.
- Maior segurança
Com os servidores virtualizados existe um menor número de peças móveis e uma menor dependência de um modelo de servidor específico ou de um fornecedor de hardware. Dessa forma, a migração para novos sistemas de disco se facilita com tecnologias virtualizadas.
Além de proporcionar uma maior segurança, pois, apesar de serem utilizadas em uma mesma máquina física, cada máquina virtual é independente em relação às demais. Assim, se ocorrer um problema com uma máquina, as outras vão estar seguras.
- Migração simplificada para a nuvem
Outra vantagem da virtualização de servidores é a facilidade na migração para a nuvem. Enquanto a virtualização é um software que manipula hardware, a computação em nuvem é um serviço possibilitado pela virtualização da infraestrutura de rede.
Uma vez que os dados armazenados em servidores virtualizados estarão livres de hardware, consequentemente, o processo para transição para a nuvem também será simplificado.
Qual a finalidade da virtualização?
De uma maneira geral, a virtualização é inevitável nos ambientes organizacionais, principalmente no que diz respeito à Tecnologia da Informação, diante da economia com equipamentos e da alta demanda por soluções automatizadas e eficientes.
No mundo globalizado, é quase impossível efetuar qualquer serviço sem utilizar a internet ou sem o conhecimento de algum serviço virtualizado. Pois, a virtualização de servidores possibilita diversos benefícios de otimização, com fácil implantação e recuperação de dados.
Dessa forma, a virtualização trouxe com ela a necessidade de ser ágil, escalável e de gerenciar quantidades crescentes de dados. Por isso, a virtualização tem inúmeros benefícios para oferecer a qualquer organização.
Agora que você descobriu 5 fatos importantes a respeito da virtualização de servidores, deve levar em consideração as vantagens que essa técnica pode trazer para sua organização e pensar nos benefícios que a implantação dessa virtualização pode trazer para o seu negócio