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Toda empresa, independentemente do porte, tem de lidar com o armazenamento de documentos. Realizar o arquivamento deles da forma correta e mais segura requer organização e planejamento. Afinal, o funcionamento interno eficiente de uma empresa está diretamente ligado à sua forma de gerenciar seus documentos de forma inteligente.

Para isso, existem soluções e métodos que podem ajudar o bom desenvolvimento do negócio e minimizar os prejuízos, inclusive financeiros, advindos da falta de organização. Assim, separamos as informações mais relevantes que você precisa saber para realizar o arquivamento de documentos da sua empresa da melhor forma. Confira a seguir.

Qual a importância do arquivamento de informações em forma de documentos?

Arquivar, devidamente, informações em forma de documentos é vital para o funcionamento eficiente de uma empresa. Isso porque a organização e a segurança no armazenamento desses arquivos, em primeiro lugar, economiza tempo na procura.

Como, de modo geral, tempo é dinheiro, encontrar facilmente os documentos de que se precisa ajuda os gestores e os colaboradores a focarem em suas funções e gerarem resultados.

Além disso, quando o arquivamento é feito da forma correta, evita-se a perda de dados importantes por extravio ou deterioração, reduz-se o tempo de resposta a clientes e a solicitações internas da empresa e torna-se mais fácil manter os arquivos organizados.

Em outras palavras, o arquivamento de documentos de forma adequada é sinônimo de empresa funcionando bem. Mas para que isso seja uma constante no negócio, toda a equipe de colaboradores e de gestores precisa ser educada nos benefícios dessa prática, bem como ter rotinas de armazenamento de novos dados e de manutenção dos já arquivados.

Quais são as formas de arquivamento?

É a natureza do documento que determina a melhor forma do seu arquivamento, se física ou digital. Além disso, também é o próprio arquivo que diz o tempo que ele deve ser mantido sob os cuidados da empresa e qual é o seu descarte correto. 

Por isso, é importante ter informações atualizadas sobre quais documentos estão sendo utilizados pela empresa a fim de, então, determinar a forma de arquivamento devida. A seguir, você terá as informações necessárias sobre às duas formas possíveis de armazenamento.

  1. Digital

O arquivamento de documentos de forma digital tem vários benefícios. O primeiro é a automatização do arquivamento, o que torna o processo muito mais rápido se comparado ao trabalho manual. Nesse sentido, há muitos sistemas e plataformas disponíveis para realizar essa tarefa.

Além disso, essa escolha diminui os riscos mais comuns do arquivamento de documentos, como extravios, deterioração pelo tempo ou por más condições do ambiente e impossibilidade de recuperação do documento perdido. Ainda, economiza espaço, facilita a busca de informações e o acesso a elas, já que os softwares podem ser utilizados por vários dispositivos e em qualquer lugar.

Quanto à segurança da informação, é possível o uso de senhas e criptografia para garantir que não haverá o vazamento dos dados ou o acesso por pessoas não autorizadas.

  1. Física

Alguns documentos precisam ser guardados em dependências físicas. Então, de início, um local precisa ser disponibilizado apenas para esse armazenamento. A fim de escolher o melhor lugar, que preze pela integridade dos documentos, é preciso considerar as condições do ambiente, como temperatura, ventilação, umidade e iluminação. 

Ressalte-se que o local escolhido precisa ser protegido contra incêndios, enchentes e infiltrações. Depois dessa primeira etapa, é necessário disponibilizar armários, caixas e/ou pastas para a organização dos arquivos. Após isso, é importante delimitar quais colaboradores terão acesso ao espaço e qual a forma de ingressar nele, seja por uso de chaves, senhas, etc.

Embora certos documentos necessitem ser armazenados de forma física, montar e manter essa estrutura demanda trabalho e uma infraestrutura que tende a ser onerosa. Por isso, é interessante que esse modo de arquivamento seja a exceção, e não o padrão.

Ainda, é válido ressaltar que os documentos físicos também precisam de um backup, que será útil caso o original seja danificado ou perdido. O melhor lugar para guardar essa cópia é na nuvem. Devido a tudo isso, o armazenamento digital se mostra o mais adequado para o arquivamento da maioria – senão todos – dos documentos de uma empresa. 

Como organizar os documentos de uma empresa?

Para realizar o arquivamento de documentos da empresa da forma certa, é preciso organizá-los antes. Por isso, separamos um passo a passo para ajudar você nisso.

  1. Triagem

Separe todos os documentos por sua natureza, ou seja, os administrativos, fiscais, jurídicos etc.

  1. Categorização 

Agora separe todos os documentos em suas categorias, organizando-os por clientes, temas, datas, contratos etc.

  1. Nomeação

O padrão utilizado na nomeação dos arquivos facilitará a busca deles, assim, todos devem observá-lo.

Exemplo: Processo 000000-00.2019.00.00.0000 – Cliente X; 20200101 – Nota Fiscal – Cliente Y.

  1. Formato de arquivo

Para manter o fluxo de trabalho, é importante definir o formato padrão dos documentos.

Exemplo: PDF ou docx.

Como fazer o arquivamento de documentos? 

O arquivamento de documentos da empresa da forma certa otimiza o trabalho e a gestão. Assim, para que você consiga efetivar esse armazenamento da melhor forma, separamos algumas etapas a serem seguidas. Confira a seguir.

  1. Localização

Após a organização dos documentos, é imprescindível que todos eles sejam guardados em um mesmo local, digital ou físico. Para isso, obedeça à distribuição de pastas, caixas e/ou armários.

  1. Digitalização

Reúna os documentos que podem ser transformados em digitais e digitalize-os. Após isso, organize-os na nuvem. Lembre-se de manter backups de todos eles.

  1. Organização do espaço físico

Com todos os documentos físicos indexados, coloque-os no local separado para o armazenamento, respeitando a catalogação de cada.

  1. Descarte

Após o uso dos documentos ou a perda da validade jurídica deles, é necessário realizar o descarte. Para tanto, informe o dono dos dados que isso será feito e exclua as informações, observando as normas legais de segurança.

Conclusão

Você pôde perceber como é importante realizar o arquivamento de documentos da empresa da forma certa e como deve fazê-lo com segurança. Agora é hora de colocar em prática os seus conhecimentos. Para que os seus resultados sejam ainda mais assertivos e você poupe tempo, a contratação de uma empresa especializada no armazenamento de dados e informações pode ser a melhor opção para o seu negócio. 

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