fbpx

Como recuperar arquivos apagados do computador?

Que atire a primeira pedra quem nunca viveu um momento de pânico em que precisava recuperar arquivos apagados do computador, porque apagou conscientemente, pela falta de espaço no disco ou pensando que nunca mais usaria, mas acabou precisando daquele arquivo mais tarde.

Infelizmente, é mais comum do que gostaríamos, não é mesmo? Para evitar essa dor de cabeça, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a recuperar os arquivos que foram apagados do seu computador.

O que acontece quando apagamos arquivos? 

Ao receber o comando para deletar um arquivo, o computador encontra o respectivo espaço ocupado e o libera para que você possa gravar outro documento em seu lugar. Enquanto nada for salvo nesta mesma área física, boa notícia! É possível restaurar dados através do uso de programas específicos, que serão listados mais adiante.

E como podemos resgatá-los? 

Primeiro, o mais básico: confira na lixeira do seu computador. Se você não a tiver esvaziado, é bem possível que o arquivo ainda esteja lá. Para recuperá-lo, basta clicar sobre ele e selecionar a opção “restaurar”. Assim, ele retornará para a pasta em que estava inicialmente. 

Também é possível restaurar um arquivo a partir de um backup. Entendemos que nem sempre é possível armazenar arquivos e documentos neste formato, mas é altamente recomendado fazer um backup e atualizá-lo com frequência. Os próprios dispositivos avisam quando é o momento de fazê-lo.

 Para isso, especificamente em sistema Windows, você deve ir em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Backup e Restauração > Restaurar meus arquivos. 

Além disso, você pode restaurá-los a partir de uma versão anterior do mesmo arquivo – como no caso de desligamentos automáticos do sistema, por exemplo. Quando isso acontece, normalmente é possível visualizar uma lista das versões anteriores disponíveis do arquivo ou pasta. Basta ir em Iniciar > Computador. Ao encontrar o arquivo ou pasta desejada, clique com o botão direito do mouse e selecione “Restaurar Versões Anteriores”.

Caso a opção das versões anteriores esteja disponível, verifique se o arquivo que deseja é a versão que você precisa, pois se você restaurar uma versão mais antiga do mesmo arquivo, você perderá as atualizações mais recentes. A má notícia é: caso o botão “restaurar” esteja indisponível, não será possível recuperar a versão mais recente do arquivo neste local. 

Mulher tentando recuperar arquivos apagados
Foto de Christina Morillo no Pexels

Calma, ainda há esperança! 

A boa notícia, contudo, é que existem vários programas que podem restaurar os arquivos deletados! Oferecemos, aqui, algumas sugestões de softwares que podem salvar sua vida na hora de recuperar algo apagado indesejadamente, funcionando nos mais diversos sistemas operacionais e aparelhos. Todos eles contam com versões gratuitas, e a maioria deles oferece opções pagas também, contando com mais recursos.

No caso específico do Windows, também é possível recuperar arquivos apagados utilizando o Windows File Recovery. Para instalá-lo, é preciso procurá-lo na Microsoft Store, clicar em obter e fazer o login com sua conta da Microsoft – a mesma utilizada no seu computador. Após a instalação, abra o “prompt de comando” através do menu Iniciar e clique em “executar como administrador”. 

Usando o comando “winfr”, você precisa inserir o caminho da pasta ou arquivo que deseja recuperar e incluir também o local onde deseja salvar estes arquivos. É possível visualizar um tutorial detalhado aqui. Finalmente, será criada a pasta “Recovery” na pasta selecionada como destino da recuperação de arquivos.

Ufa! Conseguiu recuperar o que precisava? 

Se pudermos deixar uma dica valiosa como cuidado preventivo, é essa: aproveite, sempre que possível, as opções disponíveis de armazenamento na nuvem, como Google Drive, OneDrive, iCloud, etc. Além de não ocuparem espaço na memória do seu computador, os documentos podem ser salvos automaticamente e você não precisará quebrar a cabeça para recuperá-los com outros programas. 

Outra opção, não tão moderna, mas sempre confiável, é o uso de HDs externos, que funcionam como pen drives com uma memória muito maior, que, além de guardarem seus arquivos com segurança, podem ser facilmente transportados de um lugar a outro.

Agora que você já sabe as diversas opções para recuperar seus arquivos perdidos, não vá apagar essas informações do seu armazenamento interno, hein? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!

Parceiros