Cloud Computing: conheça mais que um serviço, uma solução!
Na era da tecnologia, o consumidor busca usar serviços e funcionalidades cada vez mais práticos e acessíveis. O imediatismo se faz cada vez mais presente por isso, é preciso utilizar tecnologias que garantam o melhor dos dois mundos: agilidade e redução de custos.
Pensando nisso, a cloud computing pode ser a melhor alternativa para quem precisa manusear, armazenar e modificar dados constantemente na organização. Essa tecnologia oferece maior praticidade e se adéqua às necessidades de cada negócio.
Com a cloud computing também é possível acessar os arquivos de forma remota através de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Logo, empresas e pessoas podem se conectar com maior facilidade, otimizando os seus processos.
Apesar de possuir inúmeras vantagens, esse serviço ainda é desconhecido para muita gente. Por isso, separamos neste post as informações mais importantes que você precisa saber sobre essa solução.
O que é a cloud computing?
Cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, é uma tecnologia que utiliza a internet para hospedar dados, documentos, arquivos ou programas. A partir dela, os usuários poderão ter acesso a determinados arquivos por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado.
Praticamente tudo que você consome na internet provém de serviços baseados na cloud computing. Redes sociais, streaming de vídeo e música, armazenamento de arquivos, são exemplos de serviços que utilizam esse tipo de tecnologia.
Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, os serviços citados não precisam de download, instalação ou acesso de qualquer tipo de software no seu computador. Você só precisa de um navegador e estar conectado a internet para poder usá-los.
Como funciona a cloud computing?
O funcionamento da cloud computing não tem mistério. Os arquivos, documentos e dados da organização não estão em lugar fixo (como um servidor local na empresa, por exemplo). Dessa forma, várias pessoas, dos mais diversos locais, podem interagir com o conteúdo armazenado na nuvem, desde que sejam autorizados para isso.
Em outras palavras, a cloud computing utiliza um servidor remoto para conectar dispositivos a recursos centralizados. Esse servidor armazena todos os dados e programas necessários e você pode acessá-los de forma on-line, de qualquer lugar.
Assim como o acesso, a atualização dos arquivos guardados na nuvem também acontece em tempo real, uma vez que estão conectados à internet. Também é possível adaptar os serviços disponibilizados na nuvem de acordo com a necessidade, como o aumento do processamento de uma loja online em datas comemorativas.
Quais são os tipos?
Agora que você já sabe o que é e como a cloud computing funciona, elencamos abaixo os três tipos de computação em nuvem. Dessa forma, você vai conseguir perceber qual opção mais se adéqua para sua empresa, seu bolso e seus objetivos na hora de fazer a escolha.
- Nuvem pública:
Atualmente a nuvem pública é o tipo de cloud computing mais barato que existe, uma vez que ela utiliza soluções unificadas. Nesse tipo de serviço tudo fica disponível na internet e pode ser compartilhado simultaneamente com outros usuários, mas de forma separada.
Aqui, os usuários são os responsáveis pelo envio de arquivos à nuvem, mas é o provedor que cuida do gerenciamento de recursos, segurança e manutenção. Essa é uma boa opção para aqueles que desejam utilizar a cloud computing, mas sem precisar gastar muito.
- Nuvem privada:
Já na nuvem privada, a empresa pode adquirir a infraestrutura de nuvem e selecionar a quantidade de usuários que podem ter acesso a ela. Dessa maneira, é possível personalizar determinadas funções conforme as necessidades do negócio.
Esse tipo de serviço também é mais utilizado por empresas que precisam trabalhar de acordo com diretrizes de segurança e privacidade de dados, como é o caso de bancos e órgãos públicos.
- Nuvem híbrida:
Outro tipo de cloud computing é a nuvem híbrida. Esse modelo mistura as funcionalidades da nuvem pública e da nuvem privada, ou seja, ele permite que dados e aplicativos sejam compartilhados em ambientes públicos ou privados.
Sendo assim, determinados recursos podem ser usados de modo privado e outros recursos podem ser utilizados publicamente. Logo, você pode escolher o que for melhor de acordo com a estratégia e necessidade da sua organização.
4 benefícios que a cloud computing pode trazer para a sua organização
A cloud computing pode proporcionar inúmeros benefícios para as empresas. Dentre eles, estão a redução de investimentos em infraestrutura, flexibilidade de crescimento, facilidade de acesso, além de muitos outros.
Por isso, para você saber quais são as principais vantagens da cloud computing, reunimos abaixo os 6 principais benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio. Vamos conferir?
- Facilidade de acesso
A transformação digital possibilitou inúmeras mudanças no modo de trabalhar, em algumas companhias não são mais necessário que os colaboradores se desloquem diariamente até o local de trabalho, por exemplo.
Dessa forma, a cloud computing complementa a possibilidade de trabalho remoto, uma vez que os profissionais podem acessar e enviar dados de qualquer lugar, sendo necessário apenas um computador ou dispositivo móvel conectado à internet.
Além disso, algumas empresas exigem que o profissional continue produzindo mesmo em campo, de modo a repassar as informações coletadas em tempo real. Por ser um serviço com uma grande facilidade de acesso, a cloud computing se encaixa perfeitamente nesse processo.
- Redução de custos
Ter uma equipe de tecnologia voltada para a construção e manutenção dos servidores e ferramentas da empresa pode ser muito demorado e custar muito caro para os cofres da organização, pois é preciso comprar os equipamentos, fazer a instalação deles e configurar o serviço.
Mas, ao utilizar a cloud computing, você reduz os custos com infraestrutura, uma vez que os gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção são eliminados.
Além disso, outro ponto que merece ser destacado, é que os sistemas de cloud computing são vendidos como serviços, dessa maneira você só vai pagar pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar.
Sendo assim, se você é gestor de uma pequena empresa, a nuvem vai se adaptar ao seu negócio e o valor vai ser condizente com isso. Dessa maneira, a cloud computing se torna uma alternativa mais econômica.
- Flexibilidade de crescimento
Outra vantagem da cloud computing é que ela não é voltada para um único tipo de empresa, logo um mesmo serviço poderá ser utilizado nas pequenas, médias e grandes corporações. Com essa tecnologia, você pode aumentar o processamento em horários de pico ou reduzi-lo nas épocas com menor quantidade de venda.
Dessa forma, se sua empresa tiver um crescimento exponencial, você não vai precisar adquirir equipamentos mais potentes, uma vez que a cloud computing permite maior elasticidade, podendo oferecer a quantidade ideal de recursos, memória de armazenamento e processamento.
Em outras palavras, você pode aumentar e diminuir a capacidade de armazenamento, de acordo com a demanda da sua empresa, de forma simplificada em questão de minutos, tornando o trabalho muito mais flexível.
- Maior agilidade
Outro grande benefício da cloud computing é que ela proporciona mais velocidade e agilidade na hora de realizar as demandas da organização, uma vez que os arquivos e dados podem ser acessados em qualquer local e hora, ficando disponíveis instantaneamente.
Além disso, essa tecnologia também possibilita a inovação com mais agilidade, pois os recursos de TI podem ser disponibilizados de forma rápida e conforme a necessidade, podendo implantar vários servidores em poucos instantes.
Por que sua empresa deve usar a cloud computing?
O tema cloud computing (ou computação em nuvem) está cada vez mais presente, não só entre profissionais de TI, mas também entre executivos de empresas que pretendem utilizar a tecnologia a favor dos seus negócios.
Diante dos inúmeros benefícios e facilidades que essa tecnologia pode trazer fica até difícil não querer utilizá-la na sua empresa, não é mesmo? Na era em que vivemos, utilizar um serviço como a cloud computing é essencial.
Dessa forma, com a referida tecnologia, você pode oferecer um melhor serviço ao mesmo tempo que reduz custos, aumenta a facilidade de acesso, a elasticidade, dentre tantas outras vantagens que esse serviço pode proporcionar.
Logo, qualquer tipo de organização, das mais diversas áreas e portes, podem usufruir destes benefícios e transformá-los em uma ferramenta para o sucesso do seu negócio.