A consultoria de TI vai muito além do que você possa imaginar.
Isso porque ela não se limita ao suporte técnico ou ao desenvolvimento de sistemas.
A atuação da consultoria abrange toda a gestão de TI e a adoção de modelos de boas práticas de governança e gerenciamento de tecnologia da informação.
Assim, se o departamento de TI da sua empresa não é relevante ou não gera os resultados esperados, está na hora de uma consultoria de TI ajudá-lo a ser mais eficiente e lucrativo.
Leia o texto a seguir e saiba como funciona essa consultoria e se a sua empresa precisa de uma.
O que é e como funciona a consultoria de TI?
O trabalho de uma empresa que fornece consultoria de TI é examinar se o seu cliente usa as melhores práticas de gestão de TI.
Além de, caso seja necessário, auxiliá-lo na implementação e execução delas.
Igualmente, a consultoria propõe soluções em serviços de TI e gerenciamento de processos e sistemas.
Esse serviço também é útil na solução de problemas pontuais.
Vale ressaltar que a consultoria de TI não é mesmo que um outsourcing de TI.
Ou seja, a empresa contratada para fornecer esse serviço não se equipara a uma terceirizada responsável por desenvolver atividades-meio da contratante.
Além disso, a consultoria atua de forma personalizada, isso porque cada negócio tem as suas peculiaridades e o nível de maturidade dos departamentos de TI também varia.
Quais os benefícios em contratar uma consultoria de TI?
A consultoria de TI torna mais eficiente a infraestrutura já existente no negócio e a equipe que desenvolve o departamento de tecnologia da informação.
Bem como ajuda a empresa a melhorar as suas práticas internas e detecta as deficiências dos processos.
Além de tudo isso, confira a seguir outros benefícios que esse serviço pode trazer.
1. Diagnosticar as demandas da empresa
De início, a consultoria examina a área de tecnologia da informação da empresa a fim de detectar o cenário atual dela.
Nessa etapa, são coletados dados relevantes que exprimem as necessidades da TI e revelem quais boas práticas precisam ser implementadas.
A partir disso, planos de ações poderão ser traçados para conquistar os novos objetivos com segurança e assertividade.
2. Trabalho personalizado
A análise realizada no ponto 1 dará todos os recursos necessários para que a consultoria de TI elabore um trabalho personalizado para o cliente.
Sem dúvida, cada negócio é único e possui fragilidades próprias.
Assim, o consultor alinhará o plano de TI com o do negócio por meio das ações a serem executadas e das ferramentas corretas.
3. Soluções compartilhadas
O trabalho do consultor de TI está intrinsecamente ligado ao que é desenvolvido na empresa contratante.
Assim, a sua atuação acontece sempre em conjunto com o cliente.
Dessa forma, o consultor deverá conduzir a criação das soluções, acompanhar a implementação das ações escolhidas e monitorar a execução delas sempre em sintonia com os colaboradores responsáveis pela área de TI.
Quando se trata de pequenas e médias empresas, a consultoria de TI se mostra ainda mais relevante.
Isso acontece devido a redução nos custos da operação da área de tecnologia da informação ao ter os seus processos mais eficientes.
Logo, o custo-benefício se sobressai.
Como saber se a sua empresa precisa de uma consultoria de TI?
A resposta a essa pergunta é relativamente fácil.
Para encontrá-la basta você olhar para o departamento de TI da sua empresa e observar se ele entrega os resultados esperados por você ou pelos clientes e se ele é relevante para o seu negócio.
Se a sua resposta for não para uma dessas situações, ou mesmo para ambas, está claro que a sua empresa precisa de uma consultoria de TI.
Se essa conjuntura permanecer assim, a área de TI da sua empresa nunca utilizará toda a potência que possui e, dessa forma, apenas gerará custos, sem promover benefícios reais.
Essa é uma condição que a consultoria de TI está apta a resolver.
Portanto, busque a solução o mais rápido possível.
Por que contratar uma consultoria de TI?
Além de todos os benefícios ditos anteriormente sobre o que a consultoria de TI pode fazer por sua empresa, elencamos alguns dos vários motivos que justificam a contratação desse serviço.
Confira a seguir quais são essas razões.
1. Foco no objetivo negócio
Uma das melhores razões pela qual contratar a consultoria de TI é poder se dedicar, completamente, ao objetivo do negócio.
Sem precisar lidar com situações que desviam o foco e retiram a energia necessária para realizar bem a finalidade da empresa.
Nesse sentido, tentar conduzir a área de TI sem a ajuda de um especialista gera custos operacionais reais e impede que os colaboradores realizem o trabalho que, efetivamente, trará lucro para o negócio.
2. Redução de custos
A consultoria de TI é mais vantajosa se comparada aos custos da contratação de empregados para esse trabalho, assim como por atuar sob demanda.
Mas, além disso, a consultoria torna a área de TI mais eficiente no alcance dos objetivos do negócio, o que reduz os gastos desnecessários e aumenta o lucro.
3. Aumento do resultado
Como consequência das duas primeiras razões, a consultoria de TI auxilia no aumento dos resultados.
Isso porque a área em questão representa grande parcela do potencial competitivo de uma empresa pelos produtos e inovações que pode gerar.
A consultoria de TI tem a capacidade de fazer com que esse potencial se concretize e a empresa saia na frente no mercado de trabalho.
4. Maior segurança
A segurança da informação nunca foi tão relevante quanto nos tempos atuais.
Portanto, as empresas precisam ficar vigilantes na proteção dos seus dados, principalmente para não infringirem as legislações nacionais, como a Lei Geral de Proteção de Dados, e para construírem uma relação de confiança com os seus clientes.
A consultoria de TI tem a aptidão necessária para analisar a segurança cibernética da sua empresa e traçar planos estratégicos para minimizar os riscos, assim como para treinar os colaboradores nessa área.
5. Adoção das melhores práticas do mercado
As consultorias de TI profissionais são orientadas pelas melhores práticas mundiais de tecnologia da informação.
Guias como PMBOK® e BPM CBOK® ou padrões e frameworks a exemplo de ITIL® e COBIT® fornecem essas ações e são utilizadas por esses prestadores de serviço.
Consultoria de TI ou Suporte Técnico de TI?
Algumas pessoas misturam as duas coisas, embora elas sejam bem diferentes.
Portanto, fique atento.
A consultoria de TI desempenha uma função estratégica das atividades de tecnologia da informação em uma empresa.
Por outro lado, o suporte técnico cuida das execuções das tarefas operacionais da área e foca em resolver problemas técnicos momentâneos.
Isso quer dizer que as duas atuações são complementares uma à outra.
Enquanto a primeira faz o diagnóstico dos problemas e necessidades, e traça ações, a segunda mantém a parte técnica funcionando bem.
Conclusão
A Consultoria de TI é um diferencial importante para o sucesso de uma empresa.
Por meio dela, o negócio poderá usufruir de todo o potencial da área de tecnologia da informação e, assim, se destacar entre os seus concorrentes e auferir maiores lucros.
Pensando nisso, analise o seu negócio, detecte a sua dor e busque auxílio em uma empresa especializada.