Departamentos de TI, utilizam amplamente o framework scrum. Isso porque gerenciar uma equipe e seus projetos necessitam de uma organização assertiva, ainda mais quando se trabalha com muita especialização e funções separadas.
O Scrum inova no processo de desenvolvimento do produto e, assim, otimiza recursos, maximiza resultados e entrega o que o cliente espera.
Sabendo disso, separamos informações indispensáveis para entender melhor o funcionamento e os papéis desse framework e como usá-lo no gerenciamento de TI.
O que é Framework Scrum?
O Scrum é uma estrutura na qual uma equipe pode tratar e resolver problemas complexos de forma ágil e integrada. Além disso, a resolução dessas questões ocorre enquanto a equipe entrega de maneira criativa e eficiente produtos com o mais alto valor.
Entretanto, não se trata de um processo, uma técnica ou um método definitivo. Antes, é uma estrutura da qual é possível empregar processos e técnicas diferentes. Ainda, o foco do trabalho realizado por meio dessa estrutura está no processo de desenvolvimento de sistemas ou softwares.
Como veremos neste conteúdo, o Scrum consiste em equipes associadas a papéis, eventos e artefatos. Cada um desses elementos é imprescindível para o uso bem-sucedido do framework. Vamos lá?
Como o Scrum funciona?
O Scrum se baseia no entendimento de que o conhecimento vem da experiência e de tomadas de decisões fundadas no que se conhece. Assim, o framework é interativo e visa aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
Para tanto, o Scrum se fundamenta nos três pilares dispostos abaixo. Antes, é importante compreender o que são os principais elementos do framework:
- Papéis: o que cada membro do Time Scrum realiza;
- Cerimônias: atividades executadas no processo;
- Artefatos: documentos gerados durante o processo.
Transparência
As questões relevantes do processo devem estar visíveis e compreensíveis aos responsáveis pelos resultados. O pilar da transparência requer que esses aspectos significativos recebam uma definição padrão de modo que todos da equipe tenham o mesmo entendimento a respeito do que está sendo realizado.
Nesse sentido, a transparência deve ser aplicada às funções de cada integrante da equipe, aos resultados alcançados, às expectativas, às fases do processo, à linguagem utilizada pela equipe e a outras coisas semelhantes.
Inspeção
Os artefatos precisam ser inspecionados constantemente, assim como o progresso dos trabalhos. As inspeções são importantes para detectar eventuais variações prejudiciais ao processo enquanto ele é desenvolvido, não apenas ao final.
No entanto, elas não devem ser tão frequentes para não atrapalhar a realização das atividades. Ainda, a inspeção tem o objetivo de encontrar meios de aperfeiçoamento da metodologia do trabalho.
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Adaptação
Após a inspeção, se ficou evidente que um processo se desviou de seu objetivo e, assim, o produto final será inaceitável, caberão adaptações. Tais modificações deverão ser realizadas o mais rápido possível de modo a evitar outros prejuízos e desvios.
A necessidade desses ajustes pode ser justificada por várias situações, como as alterações do mercado, as ações da concorrência, as necessidades do cliente ou do próprio negócio.
Os papéis
São três os papéis que, efetivamente, fazem parte do projeto e constituem o Time Scrum. Esse modelo tem o intuito de aperfeiçoar a criatividade e a produtividade. Confira esses papéis e suas atuações:
O Product Owner é a pessoa responsável por elevar ao máximo o valor do produto desenvolvido. É quem deve dar as direções do que será criado e garantir o resultado. Além disso, é o único responsável por gerenciar o Backlog do produto, entender as necessidades do cliente e dos executores e elaborar as soluções.
Seu trabalho pode ser delegado ao Time de Desenvolvimento ou se dar em conjunto com ele, e inclui:
- Expressar os itens do Backlog do produto e ordenar os itens dele para alcançar as metas e missões;
- Otimizar o valor do trabalho que o Time de Desenvolvimento realiza;
- Garantir que o Backlog do produto seja visível e transparente para todos;
- Direcionar as etapas do trabalho do Time Scrum;
Time de Desenvolvimento
É um grupo de pessoas responsável por fazer com que um item do backlog do produto se transforme em um incremento. Além disso, esse Time é auto-organizável e gerenciável no trabalho que desempenha, assim como multifuncional.
É importante se atentar ao tamanho do grupo. O ideal é que ele seja pequeno o suficiente para ser ágil e grande o suficiente para realizar o trabalho de forma completa. A sugestão é que ele seja formado por 3 a 9 pessoas.
Scrum Master
É o responsável por garantir que o Scrum seja operacionalizado da melhor forma. Em outras palavras, é o servidor-líder do Time Scrum no sentido de auxiliar os demais papéis e os stakeholders na compreensão.
Como aplicar isto no gerenciamento de TI?
Quem é da área de TI sabe como projetos de desenvolvimento podem ser complexos, longos e exigentes. Esse é o cenário ideal para a implementação do Scrum, visto que ele garantirá o melhor desenvolvimento dos projetos à medida que diminuirá os respectivos problemas.
Com o uso do framework Scrum, projetos grandes podem ser divididos em ações menores, o que propiciará a concretização contínua e segura do plano maior. Isso quer dizer que o tempo de entrega dos processos desenvolvidos diminuirá, enquanto a eficiência do trabalho aumentará.
Pensando nisso, listamos abaixo os passos principais para implementar o Scrum no Gerenciamento de TI da sua empresa.
Inicie por etapas
Implementar o Scrum é complexo e leva tempo. Por isso, incorpore a estrutura em uma área por vez.
Monte o seu time
Escolha as pessoas que realizarão os papéis do Time Scrum. Definir com cuidado quem serão o Product Owner e o Scrum Master.
Além disso, para que o Scrum funcione como deve, é necessário escolher pessoas eficientes e qualificadas para o Time de Desenvolvimento. Portanto, considere investir no treinamento dos colaboradores selecionados.
Desenvolva o backlog do produto
O backlog é o acompanhamento das ações e dos ajustes no sistema que devem ser implementados. Logo, é necessário catalogar e organizar todas as informações do projeto antes de iniciá-lo.
Planeje o sprint
Sprint é o tempo de produção e desenvolvimento do processo ou material. O planejamento do sprint ocorre em uma reunião com o Time Scrum e outros interessados, em que as atividades prioritárias da equipe serão descritas e divididas em tarefas técnicas.
Programe reuniões diárias
Para o Scrum funcionar, a equipe e seus trabalhos deverão ser calibrados constantemente, por isso é necessária a realização de reuniões diárias. Nesses momentos, o andamento do projeto será discutido a fim de detectar falhas e promover soluções.
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Conclusão
Com as informações fornecidas nesse texto, ficará mais fácil adotar esse framework na sua empresa. Lembre-se, contudo, de que para obter sucesso na sua implementação, é importante seguir de forma gradativa os passos indicados acima.