fbpx

Saiba como a licença sql server pode ajudar na sua rotina!

Coletar e reter informações são práticas diárias para as empresas, mas estar preparado para fazer isso do jeito adequado é primordial. Para ajudar na rotina, alguns sistemas são especializados nessa função, a exemplo do SQL Server da Microsoft. 

Se você quer aprender a como realizar o gerenciamento dos dados recebidos por sua empresa de uma maneira assertiva e profissional, continue a leitura. O texto a seguir disponibiliza várias informações relevantes sobre o que é a licença SQL Server, como ela funciona porque é uma opção interessante para o seu negócio. Ao final, você certamente sairá com uma boa bagagem. Portanto, fique atento e confira a seguir!

Saiba o que é a licença SQL Server

Quando lançado, o SQL Server era um sistema de gerenciamento de banco de dados, também conhecido como SGBD. Em outras palavras, tratava-se de um software de armazenamento, atualização e recuperação de dados operacionais, que poderia ser administrado por meio da Rede.

O padrão de linguagem utilizado pelo servidor é declarado em seu próprio nome. Isso porque SQL é o acrônimo de uma expressão em inglês (Structured Query Language) que significa Linguagem de Consulta Estruturada.

Nas versões mais recentes, o software se transformou em uma plataforma de gestão estratégica que dispõe de diversas soluções e que pode, inclusive, ajudar na tomada de decisões. O sistema realiza tudo isso com robustez, ou seja, com grande capacidade de armazenamento de informações e com recursos avançados de segurança a fim de proteger os dados tratados.

Além disso, o seu gerenciamento de bancos de dados funciona de uma maneira relacional. Isso quer dizer que os dados coletados são dispostos em campos de tabelas, que muito se assemelham a listas.

Ainda, existem várias edições do produto, cada uma sendo direcionada, especificamente, a um público ou a uma plataforma. Elas ainda podem variar entre gratuitas e pagas. Por exemplo, há a edição Express, que serve muito bem para se testar o produto; Express Edition, indicada para pequenas empresas; Web, muito utilizada para hospedagem e gerenciamento de dados em vários sites; e outras.

Entenda como funciona a licença SQL Server 

Em termos simplificados, podemos dizer que o SQL Server funciona como um assistente de coleta e integração de dados que, quando tratados, definirão soluções estratégicas. A partir disso, é possível gerar relatórios personalizados e detalhados que permitem a tomada de decisões mais confiáveis e seguras por parte dos gestores e departamentos de uma empresa. 

No entanto, o software não apenas armazena, mas também faz registro, gerenciamento e manipulação dos dados. Além disso, as versões mais novas oferecem um suporte de machine learning, que é a capacidade de a máquina aprender por conta própria a partir dos procedimentos que realiza e da repetição deles. 

Assim, diante de determinados dados ou situações, a máquina poderá aprender novas habilidades ou funções. Quanto à linguagem, desde 2017 há compatibilidade com as R e Python. 

Ademais, SQL Server da Microsoft consegue suportar vários aplicativos, possui capacidade de processamento de transações em grande volume e pode realizar análises em ambientes corporativos de Tecnologia da Informação.

Conheça quais são as vantagens de se contratar uma licença SQL Server 

O armazenamento de dados já é uma atividade corriqueira para as empresas, até mesmo para as de pequeno porte. É uma questão de necessidade ter acesso a dados dos colaboradores, dos fornecedores, dos clientes, do controle financeiro e assim por diante. Mas também é uma questão de estratégia.

É pensando nisso que ter uma licença SQL Server pode ser tão relevante para o seu negócio. Isso porque esse software é uma ferramenta de evolução do gerenciamento de dados, favorecendo insights, e muito eficiente em auxiliar na produtividade.

Otimização da operação é outro ponto a ser destacado neste tópico. Com as múltiplas funcionalidades em só lugar, fica muito mais fácil e rápido controlar tudo e gerar as soluções necessárias. Trata-se, finalmente, de um investimento. Mas, se você precisa de mais motivos para enxergar as vantagens do serviço, preste atenção no que vem a seguir.

  1. Segurança

Esse é um ponto fundamental, ainda mais com a existência de leis que visam a proteção dos dados. Quanto a isso, a segurança é uma das funções basilares do software. A título de exemplo, algumas das estratégias de segurança utilizadas são a criptografia integrada, acesso restrito a pessoas autorizadas, níveis de autorização e registro de acessos.

  1. Business Intelligence

Por meio dessa ferramenta, é possível gerar relatórios visuais completos e precisos sempre que for preciso. Isso auxilia o trabalho dos gestores da empresa e possibilita a tomada de decisões mais acertadas e baseadas em dados. Além disso, ainda é possível compartilhar os dados para ferramentas como Excel ou Power BI.

  1. Big Data

Grandes Big Datas podem ser armazenados de forma própria e escalável no SQL Server. O benefício disso é conseguir uma plataforma unificada, além da otimização gerada.

  1. Recuperação de dados

Perda, corrupção e deterioração de dados são riscos reais. Infelizmente, situações como essas podem acontecer. O ponto-chave é ter ferramentas que minimizem essas ameaças e/ou que forneçam as estratégias adequadas para o caso de infortúnios como esses ocorrerem.

O SQL Server é uma opção eficaz. O servidor possui plataforma de geração e automação de backups, bem como rotinas de recuperação de ambiente que são ativadas, automaticamente, em casos de falhas. Assim, o software fornece meios de segurança para variados cenários de crise no armazenamento e na proteção de dados. 

  1. Possibilidade de migração

Se você já utiliza outro software e pensa sobre como seria a transferência dos seus dados para o SQL Server, não há com o que se preocupar. Isso porque o sistema da Microsoft possibilita uma migração simples e fácil do seu banco de dados. Além da vantagem de conseguir essa funcionalidade rapidamente, ainda se evita pagar soluções terceirizadas ou complexas.

Entenda as formas de licenciamento do SQL Server

Se o intuito é obter o licenciamento do SQL Server para uma empresa, há duas formas de se fazer isso. A primeira é pelo modelo de licenciamento por núcleos ou cores, o segundo é o licenciamento por Servidor + CALs (Client Access License).

A primeira opção é indicada para um grande volume de usuários ou dispositivos com acesso ao SQL Server. Para esse modelo, é preciso haver uma quantidade válida de licenças para cada servidor que rode o software ou seus componentes. O que vai determinar a quantidade de licenças é o número de núcleos do servidor.

Já o segundo modo de licenciamento traz outras condições. De início, vale ressaltar que é a mais barata. Além disso, é necessária uma licença SQL Server para cada servidor, uma licença CAL para usuário ou para dispositivos. 

Conclusão

A partir de tudo o que foi exposto, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a licença SQL Server, a relevância de adquiri-la e como ela pode ajudar na sua rotina. Sem dúvida, o armazenamento de dados de uma empresa precisa ser feito de forma eficaz e segura. Muito além de ser uma mera questão de organização interna, é uma forma de garantir o crescimento e o bom funcionamento de um negócio.

Por isso, analise as práticas de armazenamento da sua empresa, o nível dos acertos das decisões dos gestores e os resultados que estão sendo alcançados. Com isso, será possível determinar o nível de necessidade de um serviço como o exposto neste texto.

Parceiros