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Profissional de TI: Uma solução para diversas empresas

Contar com a presença de um profissional de TI na sua empresa pode ser a peça-chave para melhores resultados. Isso porque, cada vez mais, as empresas incorporam tecnologia e recursos digitais à sua atuação e forma de organização interna. Acresce-se a isso o fato de que os dados e as informações são os bens mais valiosos de qualquer negócio. 

Essa realidade não se aplica apenas a grandes empresas, mas a todas que, independentemente do porte, almejam se posicionar bem no mercado. Esse cenário já é o suficiente para o serviço de um profissional de TI se fazer necessário, ainda mais se levar em conta que a sua atuação se desenvolve não apenas no campo tecnológico, mas, principalmente, no estratégico.

Dessa forma, é importante entender de forma completa o que faz o profissional de TI e como ele pode ajudar o seu negócio, caso a sua empresa precise de um. Pensando nisso, separamos as informações mais relevantes para você ficar por dentro do assunto e tomar decisões mais assertivas.

O que faz o profissional de TI?

Para muito além de apenas resolver problemas técnicos, como lidar com engenharia de software, questões de informática e operação de sistemas, as funções de um profissional de TI evoluíram com as novas demandas do mercado. Hoje em dia, uma das principais atividades desempenhadas por esse profissional é atuar nas estratégias competitivas da empresa, dando suporte no alcance de seus objetivos.

O seu trabalho deve ser desenvolvido de maneira dinâmica e multidisciplinar ao se relacionar com os variados departamentos da organização. A partir disso, o profissional de TI poderá orientar cada um desses setores no uso dos recursos tecnológicos da empresa a fim de que todo o potencial deles seja utilizado nas metas do negócio.

Nesse sentido, o profissional de TI precisa de habilidades específicas para desenvolver bem a sua função. Além da aptidão técnica que se espera de alguém que atua nessa área, outras competências são fundamentais, como: entender de cultura organizacional, gestão estratégica, processos, gestão de pessoas, conhecer o segmento em que o seu empregador trabalha e ter visão de negócios. Ainda, ter um bom conhecimento da língua inglesa é muito importante. Essas são algumas habilidades que, certamente, farão um profissional de TI completo. 

Quais as áreas de atuação de um profissional de TI?

Devido à relevância da área de Tecnologia da Informação, muitas são as demandas do mercado para esse setor. Por isso, a atuação dos profissionais desse âmbito não é limitada, mas pode se dar em diferentes esferas. Assim, separamos abaixo as principais áreas de atuação de um profissional de TI. Confira.

Suporte técnico

O profissional de TI que trabalha no suporte técnico é o responsável por garantir que todos os recursos tecnológicos da empresa funcionem bem e estejam sempre disponíveis. Além disso, o seu trabalho inclui assegurar a boa conexão entre todos os equipamentos utilizados e sanar os problemas que surgirem. 

Com isso, os demais funcionários poderão realizar as suas funções sem interrupções. Nessa área, trabalham, por exemplo, os cargos de analista de suporte técnico e de administrador de redes.

Software

Nessa segunda área de atuação, o profissional de TI é o responsável pela programação e pelo funcionamento de sistemas e softwares. Esse trabalho, que é desempenhado por programadores, analistas de sistemas e especialistas em processamento de dados, auxilia no aumento da produtividade da empresa e cria soluções para o negócio.

Banco de dados

O especialista em banco de dados detém a importante função de proteger os dados que são tratados pela empresa. Nesse sentido, ele deve garantir a integridade e o bom uso de todas as informações da organização, assim como sanar as falhas e as deficiências na segurança da empresa. Esse trabalho pode ser desempenhado por um administrador de banco de dados ou por um especialista em servidores.

Especialista em nuvem (Cloud computing)

Utilizar a Nuvem para armazenar dados e informações, mesmo que apenas como um backup, já é uma realidade para a maioria das empresas que permanecem atualizadas. Devido a isso, há profissionais de TI que se especializam em fornecer e realizar a manutenção desse serviço.

Contratar ou não um profissional de TI?

Após entender o que faz um profissional de TI e quais são algumas das possíveis áreas de atuação, é preciso compreender se a sua empresa precisa ou não de um profissional como esse. Portanto, esteja atento às informações que deixamos para você a seguir.

É fato que as empresas que desejam continuar atualizadas e com bons resultados entre os seus concorrentes investem na área de Tecnologia da Informação. Isso porque os profissionais dessa área oferecem suporte técnico, garantem a segurança da informação, cuidam de servidores internos, reduzem os riscos relacionados à infraestrutura de redes, alinham o planejamento de TI com o do negócio e apresentam outras soluções.

Ou seja, ter a presença de um profissional de TI para auxiliar o uso dos recursos tecnológicos de uma empresa com estratégia é essencial para o seu sucesso. Assim, mesmo para empresas de pequeno e médio porte, investir nesse departamento, seja por meio da montagem de sua própria equipe ou da contratação de uma empresa especializada, é uma decisão assertiva.

E para finalizar

Após tudo o que foi exposto acima, pôde-se compreender como a atuação dos profissionais de TI é cada vez mais necessária para o sucesso das empresas que procuram se manter atualizadas e bem posicionadas em um mercado tão competitivo. Por esse contexto, o trabalho desempenhado pelos profissionais de TI não mais se detém apenas na parte técnica da área de Tecnologia da Informação, antes, também foca na parte estratégica do negócio.

Nesse sentido, o profissional de TI tem a capacidade de contribuir para a facilitação de processos, aumento de produtividade, redução de custos e alcance de resultados no negócio. Devido a isso e levando em conta a importância da Tecnologia da Informação para as empresas, o mercado possui várias demandas para o setor. Isso faz surgir várias oportunidades de atuação em diferentes áreas pelos profissionais de TI.

Assim, um profissional de TI, seja interno ou terceirizado, é uma peça-chave para garantir que a empresa realizará seu trabalho de forma mais assertiva no mercado, independentemente de seu porte. Em alguns cenários, montar uma equipe de TI ou optar pela contratação de uma empresa especializada se revela a melhor decisão.

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